Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 68 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.

Tanto em “recebeu Camilo este bilhete de Vilela" (R. 1 e 2) quanto em “tirou um cacho destas" (R.7), os pronomes demonstrativos foram empregados para retomar termos antecedentes.

Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.

Depreende-se do texto que bens materiais em nada dignificam o homem, podendo somente a razão pode fazê-lo.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.

Feito o devido ajuste de letra maiúscula para minúscula em “E" (R.4), o sentido do texto e sua correção gramatical seriam preservados caso o ponto final empregado logo após “expediente" (R.4) fosse substituído por vírgula.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.

O sentido do trecho “Me lembre a Dolores" (R.9) seria alterado caso ele fosse reescrito como Me lembre da Dolores.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.

Na linha 19, a contração “pelas" poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

Para que o estudante seja capaz de considerar a língua portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, cabe, em sala de aula, o trabalho com textos, devendo o professor propor práticas de leitura, de produção escrita e de análise linguística, embora possa ser dispensada a verbalização.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

O ensino da língua portuguesa na sala de aula busca perpetuar a variedade padrão da língua portuguesa, independentemente do seu exercício na vida social, e permitir que o aluno seja capaz de empregá-la em situação formal de fala ou escrita.

No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.

De acordo com os PCNEM, o estudo da gramática deve servir como estratégia para a compreensão, interpretação e produção de textos, e a literatura deve integrar-se à área de leitura.

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

A crueldade e a rebeldia que caracterizam o menino Brás Cubas se contrapõem à imagem idealizada de infância, própria de autores românticos.

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

Para compor um panorama da sociedade carioca do século XIX, Machado de Assis elege, principalmente nos romances da segunda fase de sua produção, protagonistas pertencentes às classes populares, como é o caso de Bento Santiago, narrador de Dom Casmurro.

Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.

De acordo com o texto, Euclides da Cunha antecipou marcas da prosa de ficção da segunda geração modernista, entre elas a preocupação com o impacto do meio sobre o indivíduo.

Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

A liberdade formal e o coloquialismo presentes no poema apresentado são também características marcantes do projeto literário dos poetas modernistas da geração de 1945.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

Conclui-se do emprego do advérbio “Também" (R.11) que as duas modalidades de vacinação, além de serem aplicadas simultaneamente, valem para a vida toda.

No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.

Dados os sentidos do texto, subentende-se que o agente da forma verbal “Mortifica" (R.7) é “botas" (R.5).

Com referência às ideias do texto precedente, julgue o próximo item.

Trata-se de um texto publicado no jornal para o qual o próprio autor escreve, havendo indícios de que ele apresentará a tal texto uma crítica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282