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Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Os PCN adquirem caráter normativo na elaboração dos planos de aula, de maneira que a definição dos conteúdos a ser ministrados na disciplina de artes deve obedecer às disposições do documento, sem intervenção dos interesses do professor.

A respeito de temas transversais, julgue o item que se segue.

Trabalho e consumo representam uma área isolada na formação do ensino médio, sobretudo na modalidade técnica.

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

A proposta triangular tem sido sistematizada epistemologicamente e utilizada amplamente no ensino de arte desde o início do século XXI.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

Na perspectiva dos PCNEM, as competências e habilidades estão ligadas às práticas sociais — tanto em arte quanto em outras disciplinas ou áreas.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Os objetivos gerais dos PCN incluem a utilização das diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio de o aluno produzir, expressar e comunicar ideias.

A respeito de temas transversais, julgue o item que se segue.

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, além de atenderem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

O princípio da leitura como interpretação cultural resulta das pesquisas do estudioso Tom Hudson.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

De acordo com os PCNEM, o professor de arte pode eleger competências e habilidades necessárias a uma aprendizagem específica e mais restrita ao campo da arte, desconsiderando as demandas interdisciplinares.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A arte na educação representa a aquisição de um conhecimento especializado de uma área do currículo — a disciplina de artes — cujo objetivo principal é a aprendizagem de uma determinada linguagem.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

É papel da arte no ensino médio levar os estudantes a aperfeiçoar conhecimentos estéticos adquiridos nas etapas anteriores da educação básica.

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

Acerca do contexto apresentado, o referido texto dá ênfase à leitura, compreendendo a leitura de palavra, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM pautam-se em uma concepção contemporânea segundo a qual a arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição.

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