Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A arte aciona os componentes sensoriais, como visão e audição, por exemplo, tornando-os meios de compreensão das relações humanas.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
A LDB constitui importante marco no âmbito educacional, especialmente para o reconhecimento do ensino de arte.
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.
Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.
A divisão das competências e habilidades gerais nos PCNEM baseia-se nos seguintes eixos: representação e comunicação; investigação e compreensão; e contextualização sociocultural.
Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A arte na educação deve priorizar a cultura erudita como estratégia de desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
O ensino da arte deverá ser ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
Na década de 90 do século passado, ampliou-se a discussão sobre o ensino da arte no contexto da educação básica, especialmente porque a arte foi incluída como componente extracurricular na formação dos alunos do ensino fundamental.
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
No final do século XX, o ensino de arte baseava-se essencialmente em uma pedagogia tradicional que privilegiava o domínio e a apreensão de técnicas, pois competia ao professor transmitir aos alunos instruções relacionadas com determinados padrões estéticos.