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Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social.

Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.

Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

A história dos processos de colonização mostra que as sociedades colonizadas desenvolvem mecanismos diversos — embasados em lógicas culturais autóctones — de resistência, adaptação e reinterpretação das práticas, valores e conjunturas da colonização.

Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.

O IPHAN é o órgão responsável pela gestão e salvaguarda de bens culturais registrados como patrimônio cultural imaterial brasileiro, cabendo-lhe o planejamento e a implementação de ações para preservar esses bens, mesmo que em contrariedade com seus detentores.

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O debate contemporâneo acerca das diferenças e desigualdades sociais converge na articulação entre marcadores sociais da diferença, como gênero, raça, classe e geração.

Etnias que habitam a região dos rios Uaupés e Papuri reconhecem na Cachoeira de Iauaretê, também chamada de Cachoeira da Onça, parte de sua história, uma vez que seus mitos fazem referência a lugares da cachoeira para explicar as origens de cada um de seus povos e as diferenças entre eles.

Considerando as informações precedentes, julgue o próximo item.

Como representação da cultura e da identidade dos citados povos, a Cachoeira de Iauaretê é abrangida no conceito de patrimônio cultural.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

A identidade do sertanejo, caracterizada por uma cultura específica e distinta da degenerada pelo cosmopolitismo, foi projetada, em grandes obras regionalistas da literatura brasileira — por exemplo, Os Sertões, de Euclides da Cunha — como uma possível identidade nacional em formação.

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

O autor do texto em apreço se refere à fase heroica do SPHAN, na qual se fez uma opção clara pelos monumentos de pedra e cal — escolha coadunada com a composição social e profissional dos agentes de patrimônio, em sua maioria, arquitetos e membros da elite.

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Apesar de ser um lugar com materialidade bem definida, o local de realização dos ritos do grupo indígena mencionado pode ser registrado pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial, em função dos seus significados específicos para a comunidade.

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O IPHAN deverá definir e registrar como patrimônio cultural imaterial brasileiro somente a realização do ritual na aldeia indígena, excluindo as apresentações nos festejos municipais, por não corresponderem à forma autêntica da cultura indígena.

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