No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
O assessor tem o dever de estar atento às oportunidades de
veiculação, evitando entrar em detalhes sobre as características
de cada veículo e as peculiaridades de cada mídia, para não
sobrecarregar o assessorado.
Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.
A prática conhecida como press note refere-se ao
encaminhamento de propostas de matéria para os veículos de
comunicação, de modo a se propor assuntos que devem,
necessariamente, ser de interesse para o veículo e para a
sociedade.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
Na hora de preparar uma entrevista coletiva, é importante
escolher um horário em que o assunto esteja plenamente
consolidado e o assessorado tenha maior disponibilidade para
atender aos jornalistas. Por fim, deve-se dar preferência para
agendar as coletivas ao final do dia.
Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir.
A escolha de notícias pelos jornalistas é compreendida,
geralmente, dentro da teoria do gatekeeping, por meio da qual
o profissional é visto como aquele que seleciona o que vai ou
não ser publicado.
Acerca de características, técnicas e linguagens de produção jornalística, julgue os itens subsequentes.
Conforme o jargão televisivo, cozinhar significa reeditar uma
matéria, de forma a atualizá-la para que seja levada ao ar.
No que se refere às novas tecnologias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
Usualmente, a oferta interativa dos meios jornalísticos on-line
garante ao internauta a possibilidade participativa de modificar
forma e conteúdo em tempo real.
A respeito de jornalismo na Internet ou Webjornalismo, julgue os próximos itens.
É possível incorporar arquivos multimídia de áudio e vídeo em
texto para Web por meio de embed, uma tag HTML.
A respeito de jornalismo na Internet ou Webjornalismo, julgue os próximos itens.
A quebra da linearidade é uma das mais evidentes
características do Webjornalismo.
Conforme o disposto no capítulo IV do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista não deve
colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais
com quem trabalha.
No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem.
As experiências de ouvidoria nos órgãos públicos brasileiros
se enquadram entre os mecanismos de prestação de contas e
responsabilidade social. Essas experiências visam fortalecer o
exercício da cidadania.
Considerando que um fotógrafo profissional tenha divulgado, na Internet, fotografias da intimidade de um artista sem autorização do retratado, julgue os itens subsequentes.
Os meios de comunicação social eletrônica também devem
observar o art. 221 da CF, no qual se lê que o respeito aos
valores éticos e sociais da pessoa e da família faz parte dos
princípios da produção e da divulgação por meio desses
veículos.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
A relação entre a organização e os veículos de comunicação é
facilitada pela assessoria de comunicação, a quem cabe o papel
de orientar o cliente sobre o que pode ser notícia, interessando
ou não aos veículos e à sociedade.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
As condições de existência de uma organização, bem como a
direção de seu movimento, são definidas pela comunicação que
ocorre interna e externamente, visto que a comunicação é um
elemento vital no processamento das funções administrativas
de uma organização.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A empresa pode se utilizar de inúmeros instrumentos, entre
eles o house organ, comumente chamado de jornal da empresa,
para divulgar para seu público interno informações sobre a
organização.
A respeito do uso da assessoria de imprensa no jornalismo institucional, julgue os itens subsecutivos.
O press book, comumente conhecido como press kit, consiste
em um conjunto de materiais sobre o assessorado (fotografias,
textos, releases, brindes, entre outros), organizados no formato
de livro, para serem distribuídos aos jornalistas durante uma
coletiva de imprensa ou outros eventos que envolvam a mídia.