Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 45 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q209799

Com relação ao balanço patrimonial, julgue os itens seguintes conforme normatização feita pela Lei n.º 6.404/1976.

O balanço patrimonial deverá ser assinado pelos integrantes do conselho de administração em conjunto com o contador legalmente habilitado.

Carregando...
Q209770

Julgue os itens a seguir, no que se refere à classificação de contas no balanço patrimonial.

A conta ajustes de avaliação patrimonial é uma conta redutora do patrimônio líquido, cuja função é registrar exclusivamente as diminuições de valor de elementos do ativo e do passivo, em razão da avaliação desses itens a valor justo.

Carregando...
Q209802

Acerca dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público e do sistema de contabilidade federal, julgue os itens a seguir.

O princípio da entidade aplica-se ao ente público pela autonomia e responsabilização sobre o patrimônio; nesse sentido, é correto afirmar que o patrimônio pertence à entidade e a entidade, por sua vez, pertence ao patrimônio.

Carregando...
Q209794

No que se refere à consolidação das demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

A companhia aberta que apresentar mais de 30% do valor do seu patrimônio líquido aplicado em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar demonstrações financeiras consolidadas.

Carregando...
Q209787

Com relação aos procedimentos contábeis adotados em processos de combinação de negócios por meio de fusão, cisão e incorporação de empresas, conforme a legislação contábil em vigor, julgue os itens a seguir.

As condições de incorporação, fusão ou cisão com incorporação em sociedade existente constarão de protocolo firmado pelos órgãos de administração ou sócios das sociedades interessadas e, no caso de cisão, esse protocolo incluirá, entre outros, os elementos ativos e passivos que formarão cada parcela do patrimônio.

Carregando...
Q209782



Com base na legislação em vigor e na demonstração do resultado do exercício (DRE) de determinada entidade, mostrada na tabela acima, julgue os itens subsequentes acerca da elaboração da demonstração do valor adicionado (DVA).

O valor recebido em transferência é inferior a R$ 6.000.

Carregando...
Q209763

Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios fundamentais de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O custo corrente de um ativo representa o valor, em caixa ou equivalentes de caixa, que deveria ser pago para que esse ativo ou um ativo equivalente fosse adquirido na data ou no período das demonstrações contábeis. O gasto necessário para a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço é um exemplo de custo corrente.

Carregando...
Q209807

Acerca da conceituação, do objeto e do campo de aplicação da contabilidade governamental e do patrimônio e suas variações, julgue os itens subsequentes.

Entre os elementos patrimoniais somente os circulantes devem obedecer ao critério de conversibilidade e exigibilidade.

Carregando...
Q209775



A tabela acima mostra os indicadores de liquidez da empresa XYZ no encerramento dos exercícios sociais de 2011 e 2012. Com base nesses indicadores, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que o capital circulante líquido da empresa foi positivo nos períodos analisados, embora fique evidente que, para o cumprimento de todas as obrigações assumidas no curto prazo, a empresa dependia da realização financeira de itens de baixa liquidez registrados no seu ativo circulante. É correto afirmar, ainda, que, se a empresa pretendesse utilizar caixas e equivalentes de caixa para saldar todas as dívidas de curto prazo nas datas apresentadas, menos de 5% do montante dessas dívidas teriam sido quitadas.

Carregando...
Q209768

Julgue os itens a seguir, no que se refere à classificação de contas no balanço patrimonial.

As contas provisão para créditos de liquidação duvidosa e depreciação acumulada, apesar de apresentarem saldo de natureza credora, devem ser classificadas no ativo como contas redutoras dos itens patrimoniais que lhe deram origem.

Carregando...
Q209779



A tabela acima contém informações, em reais, referentes a uma empresa que fabrica alto-falantes. Com base nessas informações, e considerando que a empresa produza e venda, atualmente, 800 unidades do produto por mês, julgue os itens a seguir.

A margem de segurança da empresa, em quantidades produzidas, é igual a 400 unidades.

Carregando...
Q209868

Com relação à execução orçamentária e financeira e ao sistema de informações de custos no setor público, julgue os itens a seguir.

No sistema de informações de custos, a evidenciação dos objetos de custos não tem relação direta com a classificação institucional, funcional ou programática, sendo, além disso, independente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.

Carregando...
Q209774



A tabela acima mostra os indicadores de liquidez da empresa XYZ no encerramento dos exercícios sociais de 2011 e 2012. Com base nesses indicadores, julgue os itens que se seguem.

A ampliação do horizonte temporal para a avaliação da capacidade de pagamento da empresa, com a inclusão, na análise, de itens realizáveis a longo prazo e exigíveis a longo prazo, revela uma piora na capacidade financeira da empresa. Desse modo, menos de 70% do valor dos exigíveis de curto e longo prazos poderia ser quitado com recursos disponíveis e realizáveis no curto e longo prazos nas datas apresentadas.

Carregando...
Q209863

No que se refere a demonstrações contábeis e receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.

O superávit do orçamento corrente, dado pela diferença entre receitas e despesas correntes, é classificado na categoria econômica de receita de capital.

Carregando...
Q209767

Julgue os itens a seguir, no que se refere à classificação de contas no balanço patrimonial.

Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo circulante e de um passivo circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282