Acompanhando as transformações ocorridas no cenário
mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem
tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização
das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças
na realidade do ensino nacional.
Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, que têm como um dos seus objetivos
A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares
estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais
se destacam, por sua importância, as características culturais
da sociedade em que esses conteúdos se constituem
e a cultura da escola onde eles são trabalhados.
Considerando-se esses dois fatores,
A etiqueta no trabalho vai além da escolha do guarda-roupa.
Construir uma boa imagem de si próprio
tem a ver, atualmente, com relacionamento.
O profissional hoje deve procurar se adaptar a tudo
e a todos, ter visão positiva e propor soluções. Além
disso, deve possuir capacidade de entender mudan-
ças de humor das pessoas e de si mesmo. [...] Ser
elegante não é só estar bem vestido, mas também ser
simpático, gentil e agradável.
Disponível em:
Qual das ideias de Durkheim sobre a força coercitiva dos
fatos sociais relaciona-se ao texto acima?
Dos trechos a seguir, extraídos de As Regras do Método
Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,
1978), o único que NÃO trata diretamente do fato social e
de sua exterioridade é:
Para Marx, o homem se encontra alienado da vida social,
e só lhe seria possível recuperar a integralidade de sua
condição humana pela crítica radical ao sistema.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - No modo de produção capitalista, o operário é separado
dos meios de produção e do fruto de seu
trabalho.
II - Para Marx, o Estado representa a classe dominante
e age conforme seus interesses.
III - Segundo Marx, o pensamento filosófico expressa a
parcialidade da classe operária que o representa.
É correto o que se afirma em
Para nós a unidade básica de estudo era a interação
social, pessoas que se reúnem para fazer coisas em
comum – exemplificando com um tema antropológico,
para constituir uma família, para criar um sistema de
parentesco. Disso decorre que um sistema de parentesco
é formado pelas ações de pessoas que fazem
as coisas que se supõe que parentes devam fazer,
e que, enquanto o fizerem, teremos um sistema de
parentesco. Quando não o fizerem mais, o sistema de
parentesco se torna outra coisa.
Disponível em:
A que corrente teórica da Sociologia se relaciona o texto
acima?
Essa cisão nos ideais, essa contradição no ethos no
qual são educadas as pessoas, encontra expressão
em teorias sociológicas. Algumas delas tomam como
ponto de partida o indivíduo independente, autossuficiente,
como a “verdadeira” realidade e, por conseguinte,
como objeto autêntico da ciência social; outras
começam com a totalidade social independente.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história
de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 p. 235
O texto acima reflete a visão de Norbert Elias acerca da
neutralidade do cientista social em suas análises.
Tal visão se aproxima de
Celso Furtado é apontado como o fundador da economia
política brasileira.
Seus estudos buscaram chamar a atenção para
Ao observar que a sociedade não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho e não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer, considera-se uma realidade que exemplifica um dos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu denominado
Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos
tem sido uma preocupação recorrente de professores
e educadores em geral. As características culturais dos
alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante
para a aprendizagem de crianças, adolescentes
ou jovens.
Considerando as teorias educacionais contemporâneas,
qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO
justifica essa situação?
Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
Observando a evolução das concepções intelectuais
da humanidade, Comte percebeu que essa evolução
passaria por três estados teóricos diferentes. A essa lei
universal ele chamou de Lei dos Três Estados.
Associe cada um dos estados apontados por Comte às
suas características.
As associações corretas são:
O esforço principal de sua sociologia política é no
sentido de um aspecto particular do domínio, o da legitimidade,
particularmente dos tipos de legitimidade,
isto é, no sentido das diferentes maneiras possíveis
de conceber a relação entre o mando e a obediência.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber.
Rio de Janeiro: Forense, 1966 p. 173
Os três tipos de legitimidade apontados por Max Weber
são o domínio legal, o domínio tradicional e o domínio carismático.
O domínio legal define-se por
O surgimento da Escola de Chicago está diretamente ligado
ao processo de desenvolvimento da cidade de Chicago
no início do século XX.
Como consequência, a Escola de Chicago
Nas condições econômicas e sociais favoráveis ao
masoquismo e ao sadismo criadas pela colonização
portuguesa - colonização, a princípio, de homens
quase sem mulher - e no sistema escravocrata de
organização agrária do Brasil; na divisão da sociedade
em senhores todo-poderosos e em escravos passivos
é que se devem procurar as causas principais
do abuso de negros por brancos, através de formas
sadistas de amor que tanto se acentuaram entre nós;
e em geral atribuídas à luxúria africana.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de
Janeiro: Editora Record, 1994 p. 321
O texto acima auxilia na desconstrução de uma ideia,
comumente atribuída à obra de Gilberto Freyre, e que é
apontada por muitos como o mito da(o)