Ao se voltar, mais uma vez, para a conquista de novos mercados além-mar, a Europa passa a lidar com civiliza- ções organizadas sob princípios diferentes dos seus. A concepção evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, leva os cientistas europeus a olharem essas sociedades não europeias como
Propomo-nos a estudar, neste livro, a religião mais primitiva
e mais simples que atualmente seja conhecida,
fazer sua análise e tentar explicá-la.
DURKHEIM, E . As Formas Elementares da Vida Religiosa.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 205
Adaptado.
A respeito da explicação sobre as formas mais elementares
da vida religiosa apresentada por Durkheim, considere
as afirmativas abaixo.
I - As representações religiosas são representações
coletivas que exprimem realidades coletivas.
II - Os ritos são destinados a suscitar, a manter ou a refazer
certos estados mentais dos grupos.
III - Os ritos e mitos das religiões primitivas demonstram
sua falsidade e seu distanciamento com relação
ao real.
É correto APENAS o que se afirma em
Todas as sociedades anteriores, como vimos, se basearam
no antagonismo entre classes opressoras e
classes oprimidas.
Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
O texto acima associa-se a alguns conceitos tratados na
teoria marxista, EXCETO ao de
Para os interacionistas, a sociedade é vista como existindo em ação. PORQUE Na visão do interacionismo, a organização e a estrutura social são determinantes das ações dos indivíduos ou grupos. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Os estilos de vida correspondem a diferentes posições no
espaço social. Tais estilos de vida são produtos de um
habitus, que não é universal.
Segundo Pierre Bourdieu, o conceito de habitus relaciona-se
às(ao)
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo
ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo
de mobilizar a comunidade empresarial internacional
para a adoção, em suas práticas de negó-
cios, de valores fundamentais e internacionalmente
aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de
trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos
em 10 princípios.
Disponível em:
Antony Giddens acredita que vivemos a radicalização da modernidade, um tempo em que o modo de vida iniciado no século XVII chegou ao seu ápice. Para ele, uma das consequências dessa modernidade é que vivemos numa época caracterizada por incertezas manufaturadas, de um lado e, por reflexividade, de outro. Para Giddens, reflexividade é(são) a(s)
A etiqueta no trabalho vai além da escolha do guarda-roupa.
Construir uma boa imagem de si próprio
tem a ver, atualmente, com relacionamento.
O profissional hoje deve procurar se adaptar a tudo
e a todos, ter visão positiva e propor soluções. Além
disso, deve possuir capacidade de entender mudan-
ças de humor das pessoas e de si mesmo. [...] Ser
elegante não é só estar bem vestido, mas também ser
simpático, gentil e agradável.
Disponível em:
Qual das ideias de Durkheim sobre a força coercitiva dos
fatos sociais relaciona-se ao texto acima?
Dos trechos a seguir, extraídos de As Regras do Método
Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,
1978), o único que NÃO trata diretamente do fato social e
de sua exterioridade é:
Para Marx, o homem se encontra alienado da vida social,
e só lhe seria possível recuperar a integralidade de sua
condição humana pela crítica radical ao sistema.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - No modo de produção capitalista, o operário é separado
dos meios de produção e do fruto de seu
trabalho.
II - Para Marx, o Estado representa a classe dominante
e age conforme seus interesses.
III - Segundo Marx, o pensamento filosófico expressa a
parcialidade da classe operária que o representa.
É correto o que se afirma em
Para nós a unidade básica de estudo era a interação
social, pessoas que se reúnem para fazer coisas em
comum – exemplificando com um tema antropológico,
para constituir uma família, para criar um sistema de
parentesco. Disso decorre que um sistema de parentesco
é formado pelas ações de pessoas que fazem
as coisas que se supõe que parentes devam fazer,
e que, enquanto o fizerem, teremos um sistema de
parentesco. Quando não o fizerem mais, o sistema de
parentesco se torna outra coisa.
Disponível em:
A que corrente teórica da Sociologia se relaciona o texto
acima?
Essa cisão nos ideais, essa contradição no ethos no
qual são educadas as pessoas, encontra expressão
em teorias sociológicas. Algumas delas tomam como
ponto de partida o indivíduo independente, autossuficiente,
como a “verdadeira” realidade e, por conseguinte,
como objeto autêntico da ciência social; outras
começam com a totalidade social independente.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história
de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 p. 235
O texto acima reflete a visão de Norbert Elias acerca da
neutralidade do cientista social em suas análises.
Tal visão se aproxima de
Celso Furtado é apontado como o fundador da economia
política brasileira.
Seus estudos buscaram chamar a atenção para
Ao observar que a sociedade não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho e não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer, considera-se uma realidade que exemplifica um dos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu denominado
Observando a evolução das concepções intelectuais
da humanidade, Comte percebeu que essa evolução
passaria por três estados teóricos diferentes. A essa lei
universal ele chamou de Lei dos Três Estados.
Associe cada um dos estados apontados por Comte às
suas características.
As associações corretas são: