Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

Considere que a abundância de 13C em um 1 mol de uma amostra de carbono é igual a 0,10%.
Qual é a massa, em g, de CO2 produzida (apenas com o isótopo 13C) na combustão completa dessa amostra?

A manufatura do sabão representa uma das práticas mais antigas realizadas pelo homem. Um sabão pode variar de acordo com a sua composição química. Já os detergentes sintéticos, que são substâncias similares aos sabões, podem ser sintetizados para ser do tipo aniônico ou catiônico. Sobre sabões e detergentes, é INCORRETO afirmar que

Considere uma solução-tampão constituída de quantidades

equimolares dos sais fosfato monoácido de potássio

e fosfato diácido de potássio, cujas espécies iônicas estabelecem

o seguinte equilíbrio em meio aquoso:


Nesse equilíbrio ácido-base, o(a)

Sobre uma bancada, há dois frascos: um, com 30,0 mL de solução aquosa de KOH 0,400 mol L-1 , e outro com 20,0 mL de solução aquosa de NaOH 0,650 mol L-1 . Essas duas soluções foram transferidas quantitativamente para um balão volumétrico de 250,00 mL e, em seguida, acrescentou-se água destilada até o traço de referência.
A concentração de íons OH- , em mol L-1 , na solução resultante é

Um professor de química, ao desenvolver, junto aos seus alunos, o tema chuva ácida, cometeu um equívoco ao afirmar que

Uma amostra de 10,0 g de carbono foi colocada em um reator de 1,00 L, na presença de 0,050 mol de CO2, sendo, a seguir, aquecida a uma temperatura T. Quando a reação alcança o equilíbrio, tem-se 0,044 mol de CO.
Considerando-se esse resultado e as condições do experimento, qual é o valor que mais se aproxima do valor da constante de equilíbrio (Kc) para a reação de formação de CO a partir do C e do CO2?


A produção industrial de amônia se dá pela reação dos

gases hidrogênio e oxigênio.

Com base em conhecimentos de cinética química e de

equilíbrio químico, é possível melhorar o rendimento

da reação acima em um reator de diferentes maneiras,

EXCETO

Em uma das etapas da produção do ferro-gusa, a hematita

é reduzida. Tal processo está simplificadamente representado

pela equação não balanceada abaixo.


As variações algébricas dos números de oxidação dos elementos

Fe e C, presentes nas espécies químicas da equação, ao passarem de reagentes a produtos, são, respectivamente,

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

A respeito da constante de velocidade (k ) de uma reação química, analise as afirmações a seguir. I - Para processos de primeira ordem, a unidade de k é mol/L s.
II - O valor de k é exatamente igual ao valor da inclina- ção do gráfi co que relaciona variação da temperatura em função do tempo.
III - O valor de k refl ete a efi ciência das colisões efetivas que geram produtos numa reação química.
É correto APENAS o que se afirma em

Na equação abaixo, X representa substituintes.


Sobre a acidez desses ácidos orgânicos em solução aquosa, analise as afirmativas a seguir.

I - Substituintes X retiradores de elétrons tendem a aumentar a acidez desses ácidos carboxílicos.

II - Quanto mais estável for a base conjugada, maior a acidez do ácido correspondente.

III - A espécie H3 O+ é o conjugado do ácido carboxílico.

É correto APENAS o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282