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Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

Em “O Banquete", de Platão, Sócrates apresenta um diá-

logo que travara com Diotima, para quem o

Qual é, segundo Immanuel Kant, o caráter positivo de

uma crítica da razão pura?

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

Atenienses, [...] enquanto tiver alento e puder fazê-lo,

jamais deixarei de filosofar, de vos dirigir exortações,

de ministrar ensinamentos de toda espécie àqueles

de vós que eu deparar.

PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

Col. Os Pensadores, v. Sócrates. 29 d.

Vida sem exame, não é vida digna de ser humano.

PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987

Col. Os Pensadores, v. Sócrates. 38 a.

De acordo com Sócrates, retratado na literatura platônica,

em especial nos chamados “diálogos socráticos", podemos

diferenciar objetivamente o seu ensino de uma postura

doutrinária. Por quê?

Embora a Filosofia já existisse na Grécia, desde o

século VI a.C., foi em Atenas, na virada do século V para

o IV a.C., que a filosofia com Sócrates iniciou toda uma

nova abordagem, trazendo para o seu campo de discussão

o tema da

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

Para Kant, uma “Boa vontade" consiste em uma vontade

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares

estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais

se destacam, por sua importância, as características culturais

da sociedade em que esses conteúdos se constituem

e a cultura da escola onde eles são trabalhados.

Considerando-se esses dois fatores,

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