Autores como Capovilla, (2005), Fernandes, (2003), Perlin, (1998), Sá, (2010), entre outros, têm apontado um modelo de escola no Brasil em que os surdos tenham acesso natural e confortável aos conteúdos curriculares. A proposta de educação, neste modelo de escola, parte do reconhecimento político da surdez como diferença (SKLIAR, 1997). O conceito deste modelo de escola e que é expresso por meio na imagem a seguir é o seguinte:
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve
I - o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais.
II - o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos.
III - os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa.
IV - o ensino da Libras para os demais estudantes da escola.
V - o atendimento educacional especializado para esses estudantes ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
Conforme Cambruzzi e Costa (2016), o “TADOMA" é um método de comunicação em que a pessoa coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo ou pode colocar os dedos de uma ou duas mãos sobre a boca, o rosto e a garganta do interlocutor. Este método de comunicação é utilizado por pessoas
Em Libras, “um sinal composto é formado por dois ou mais sinais, que será representado por duas ou mais palavras, mas com a ideia de uma única coisa" (FELIPE; MONTEIRO, 2006, p. 24).
A imagem apresenta sinal composto que significa
Em Libras a negação pode ser feita, segundo Felipe e Monteiro (2006, p. 66), “com a incorporação de um movimento contrário ou diferente ao do sinal negado".
A negação representada na imagem refere-se a
Conforme os estudos de Quadros e Karnopp (2004) e Albres (2014), o estabelecimento de um local no espaço de sinalização pode ser definido por meio de vários mecanismos, como:
Estão corretos os itens
Masutti e Santos (2008), revelam que os _______________ pela aquisição e fluência da língua de sinais, em convivência com seus pais surdos, desenvolvem a atividade de interpretar, mediando a comunicação entre surdos e ouvintes. Quadros e Masutti (2007), pontuam que o universo surdo e o universo ouvinte marcam as fronteiras destes sujeitos.
Assinale a alternativa que completa a lacuna: