De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),
“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias
contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve
ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e
fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,
portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos
ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:
“A arte é importante na escola, principalmente porque é
importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo
homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade
e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."
(Didática do Ensino da Arte)
Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que
articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise
e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este
último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:
Em relação à propriedade do som que tem como singularidade
uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa
mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como
o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:
Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a
partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido
de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,
também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e
diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos
por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.
Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo
encenado em 1955:
Nas décadas de 80 e 90, multiplicam–se as pesquisas na
área do ensino da arte. Uma das tendências observadas referese
à apreciação de cânones de valores de múltiplas culturas, do
meio ambiente imediato e do cotidiano. Essa tendência revela uma
educação estética que não considere apenas o seguinte código:
No início da segunda metade do século XX, com a recuperação
da sociedade após a II Guerra Mundial, ganham força dois movimentos
artísticos que procuram expressar a realidade contemporânea
dominada pela tecnologia industrial. Esses movimentos foram:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem os conteúdos
de Dança agrupando–os em três aspectos principais: dançar,
apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
Dentre os conteúdos elencados no aspecto dançar, é possível destacar:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem critérios
de avaliação em Dança. Dentre outros, pretende–se avaliar se o aluno
pode “escolher consciente e criticamente papéis e propostas criativas
que sejam signifi cativas para ele, para o desenvolvimento da arte e
para a convivência em sociedade". O critério defi nido pelo documento
que corresponde a este objetivo é:
O Maracatu, grupo carnavalesco tradicional em Pernambuco,
consiste num cortejo que presta homenagem a reis de origem
africana e tem como ídolo, uma boneca “O Calunga", de acentuada
procedência religiosa, vestígios dos costumes conguenses.
Segundo Câmara Cascudo, o grupo percorre as ruas cantando e
dançando à vontade, com pequena orquestra de percussão que
tem os seguintes instrumentos:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental, organizam os conteúdos de Teatro
em três eixos: Teatro como comunicação e produção coletiva,
Teatro como apreciação e Teatro como produto histórico–cultural.
É possível identificar como conteúdo relativo ao eixo Teatro como
produto histórico–cultural:
A professora Lívia, de Educação Artística, relata o trabalho
realizado com suas turmas numa escola de periferia: “A partir de
uma pesquisa na comunidade, os alunos trouxeram para a escola
fotografi as, tiradas com celulares, das fachadas das casas mais
antigas do bairro. Organizei, com os alunos, um roteiro de entrevista
com os moradores dessas casas, para que tivessem mais dados
para compreensão daquela produção estética. A partir de todo esse
material, promovi atividades que levaram a discussões e análises
importantes para o reconhecimento, valorização e compreensão
dos códigos estéticos e da história daquela comunidade. Como
culminância, organizei com os alunos, uma exposição do material
recolhido e das informações e dados coletados. Favoreci, com isso,
a aprendizagem signifi cativa, criando muita motivação nos alunos
e a oportunidade de trabalharem com autonomia."
Considerando as características dessa experiência didática, podese
afirmar que a professora optou pela modalidade de trabalho por:
A teoria antropofágica, elaborada por Oswald de Andrade
na década de vinte do século passado, propunha que os artistas
brasileiros conhecessem os movimentos estéticos europeus, mas
criassem uma arte com feição brasileira. A obra de Tarsila do Amaral
que inspirou essas ideias modernistas chama–se:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte consideram que a
aprendizagem da dança no ambiente escolar envolve a necessidade
de técnica/conhecimento/habilidades corporais como caminho para
criação e interpretação pessoais da/em dança. Recomenda–se que
progressivamente os alunos comecem a conhecer os princípios do
movimento comuns às várias técnicas codificadas (equilíbrio, apoios,
impulso etc.), princípios de condicionamento físico, elementos de consciência
corporal e algumas técnicas codifi cadas que sejam signifi cativas
para suas realidades de alunos. Esses procedimentos sugeridos pelo
documento pretendem que os alunos estabeleçam relações corporais:
Segundo Isabel A. Marques (2003), "Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a ideia de que a dança na escola é 'bom para relaxar', 'para soltar as emoções', 'expressar-se espontaneamente' e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para 'conter a agressividade' ou 'acalmar' os alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para 'se esquecer dos problemas' (esfriar a cabeça) e, para usar um termo em voga, 'prevenir contra o stress'." Nesse trecho de sua obra, a autora faz uma refl exão sobre o ensino da Dança nas nossas escolas, seus objetivos, conteúdos e estratégias. Defende que a Dança deve ser compreendida e trabalhada pelo professor como:
O Impressionismo revolucionou a música moderna universal
e deu início às grandes tendências musicais do século XX. Teve
seu início com Claude Debussy, compositor francês que surgiu com
inovações radicais, relacionadas, principalmente: