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De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),

“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias

contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve

ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e

fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,

portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos

ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:

“A arte é importante na escola, principalmente porque é

importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo

homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade

e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."

(Didática do Ensino da Arte)

Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que

articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise

e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este

último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:

Em relação à propriedade do som que tem como singularidade

uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa

mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como

o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:

Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a

partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido

de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,

também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e

diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos

por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.

Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo

encenado em 1955:

Nas décadas de 80 e 90, multiplicam–se as pesquisas na

área do ensino da arte. Uma das tendências observadas referese

à apreciação de cânones de valores de múltiplas culturas, do

meio ambiente imediato e do cotidiano. Essa tendência revela uma

educação estética que não considere apenas o seguinte código:

No início da segunda metade do século XX, com a recuperação

da sociedade após a II Guerra Mundial, ganham força dois movimentos

artísticos que procuram expressar a realidade contemporânea

dominada pela tecnologia industrial. Esses movimentos foram:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem os conteúdos

de Dança agrupando–os em três aspectos principais: dançar,

apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.

Dentre os conteúdos elencados no aspecto dançar, é possível destacar:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem critérios

de avaliação em Dança. Dentre outros, pretende–se avaliar se o aluno

pode “escolher consciente e criticamente papéis e propostas criativas

que sejam signifi cativas para ele, para o desenvolvimento da arte e

para a convivência em sociedade". O critério defi nido pelo documento

que corresponde a este objetivo é:

O Maracatu, grupo carnavalesco tradicional em Pernambuco,

consiste num cortejo que presta homenagem a reis de origem

africana e tem como ídolo, uma boneca “O Calunga", de acentuada

procedência religiosa, vestígios dos costumes conguenses.

Segundo Câmara Cascudo, o grupo percorre as ruas cantando e

dançando à vontade, com pequena orquestra de percussão que

tem os seguintes instrumentos:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, terceiro e quarto

ciclos do ensino fundamental, organizam os conteúdos de Teatro

em três eixos: Teatro como comunicação e produção coletiva,

Teatro como apreciação e Teatro como produto histórico–cultural.

É possível identificar como conteúdo relativo ao eixo Teatro como

produto histórico–cultural:

A professora Lívia, de Educação Artística, relata o trabalho

realizado com suas turmas numa escola de periferia: “A partir de

uma pesquisa na comunidade, os alunos trouxeram para a escola

fotografi as, tiradas com celulares, das fachadas das casas mais

antigas do bairro. Organizei, com os alunos, um roteiro de entrevista

com os moradores dessas casas, para que tivessem mais dados

para compreensão daquela produção estética. A partir de todo esse

material, promovi atividades que levaram a discussões e análises

importantes para o reconhecimento, valorização e compreensão

dos códigos estéticos e da história daquela comunidade. Como

culminância, organizei com os alunos, uma exposição do material

recolhido e das informações e dados coletados. Favoreci, com isso,

a aprendizagem signifi cativa, criando muita motivação nos alunos

e a oportunidade de trabalharem com autonomia."

Considerando as características dessa experiência didática, podese

afirmar que a professora optou pela modalidade de trabalho por:

A teoria antropofágica, elaborada por Oswald de Andrade

na década de vinte do século passado, propunha que os artistas

brasileiros conhecessem os movimentos estéticos europeus, mas

criassem uma arte com feição brasileira. A obra de Tarsila do Amaral

que inspirou essas ideias modernistas chama–se:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte consideram que a

aprendizagem da dança no ambiente escolar envolve a necessidade

de técnica/conhecimento/habilidades corporais como caminho para

criação e interpretação pessoais da/em dança. Recomenda–se que

progressivamente os alunos comecem a conhecer os princípios do

movimento comuns às várias técnicas codificadas (equilíbrio, apoios,

impulso etc.), princípios de condicionamento físico, elementos de consciência

corporal e algumas técnicas codifi cadas que sejam signifi cativas

para suas realidades de alunos. Esses procedimentos sugeridos pelo

documento pretendem que os alunos estabeleçam relações corporais:

Segundo Isabel A. Marques (2003), "Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a ideia de que a dança na escola é 'bom para relaxar', 'para soltar as emoções', 'expressar-se espontaneamente' e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para 'conter a agressividade' ou 'acalmar' os alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para 'se esquecer dos problemas' (esfriar a cabeça) e, para usar um termo em voga, 'prevenir contra o stress'." Nesse trecho de sua obra, a autora faz uma refl exão sobre o ensino da Dança nas nossas escolas, seus objetivos, conteúdos e estratégias. Defende que a Dança deve ser compreendida e trabalhada pelo professor como:

O Impressionismo revolucionou a música moderna universal

e deu início às grandes tendências musicais do século XX. Teve

seu início com Claude Debussy, compositor francês que surgiu com

inovações radicais, relacionadas, principalmente:

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