Certo cientista, em seus estudos acerca do modelo atômico, elaborou um experimento que consiste em lançar partículas alfa em uma folha de platina para explicar por que a maior parte dessas partículas atravessava quase sem desvios a folha de platina, enquanto algumas sofriam desvios grandes.

Internet: (com adaptações).
Em busca de respostas, esse cientista propôs o experimento e o modelo atômico da figura precedente e, ainda, inferiu que, quando uma dessas partículas com carga positiva atingia diretamente um dos núcleos de platina — muito pequeno, porém, muito pesado —, a partícula sofria um desvio muito grande, como se uma bola de tênis tivesse se chocado com uma bola de canhão parada.
Com base nessas informações, assinale a opção em que é apresentado o nome do cientista que propôs a referida explicação.
Hematose pode ser definida como a troca de gases (oxigênio e gás carbônico) entre o sistema respiratório e o sangue. É um processo que ocorre
Na escala de temperatura Fahrenheit, o ponto de fusão da água corresponde a 32 °F, enquanto o ponto de ebulição da água corresponde a 212 °F. Na escala de temperatura Celsius, esses pontos correspondem, respectivamente, a 0 °C e 100 °C.
A tabela a seguir apresenta os estados do corpo humano correspondentes a diferentes temperaturas.

Com base no texto e na tabela precedentes, assinale a opção correta.
Figura 1A03

O elemento químico A, presente na tabela periódica representada na figura 1A03, é um
No que se refere à tabela periódica da figura 1A03, o elemento representado por E é um
De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito da filiação partidária dos militares, julgue os seguintes itens.
I O militar da ativa que contar com mais de 10 anos de serviço e obtiver êxito nas eleições será transferido para a inatividade, em até 180 dias após a diplomação.
II A condição constitucional de elegibilidade da filiação partidária é exigível de todos os militares da reserva.
III A filiação partidária é exigível do militar da ativa que pretenda concorrer a cargo eletivo, sob pena de indeferimento do pedido de registro da candidatura.
Assinale a opção correta.
À luz da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, acerca dos membros do corpo de bombeiros militar.
I Não cabe habeas corpus contra as punições disciplinares militares dos membros do corpo de bombeiros militar.
II Os membros do corpo de bombeiros militar, mesmo que alistáveis, são inelegíveis.
III A vedação ao acúmulo de cargo público remunerado não se aplica aos membros do corpo de bombeiros militar.
Assinale a opção correta.
Um reservatório com a forma de um cilindro circular reto de raio igual a 1 metro e altura igual a 3 metros, totalmente cheio, teve todo volume de água transferido para outra caixa de mesmo formato, porém com raio igual a 2 metros e altura igual a 4 metros.
Sabendo-se que a segunda caixa estava inicialmente vazia, écorreto afirmar que a altura do nível de água nessa nova caixa é igual a
Assinale a opção correspondente à enzima que, em condições normais, é produzida no intestino delgado e realiza a quebra do açúcar dos produtos lácteos.
Em um motor a combustão de um carro, exemplo de uma máquina térmica, a f onte f ria é o meio ambiente, a uma temperatura de 300 K, e a fonte quente são os gases aquecidos pela explosão do combustível, na temperatura de 600 K.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que
A respeito dos equipamentos de segurança individual (EPI), assinale a opção em que todos os EPIs apresentados são adequados para manuseio de eletricidade.

Internet: .
Tendo como referência a figura precedente, assinale a opção correta, com relação à respiração.
Se uma pessoa com os pulmões totalmente cheios de ar mergulhar em um rio, sem que o ar em seus pulmões seja expelido, então, quanto maior a profundidade, maior será
Uma equipe de bombeiros realiza determinado procedimento em 50 minutos. Se um treinamento for realizado para que esse tempo seja diminuído em 0,2 hora, então o tempo máximo que se deseja obter na realização desse procedimento após o treinamento será de
Texto 1A1
Nos anos 70, quando eu estudava na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), um dos poemas mais lidos e comentados por estudantes e professores era Fábula de um arquiteto, de João Cabral de Melo Neto: “O arquiteto: o que abre para o homem / (tudo se sanearia desde casas abertas) / portas por-onde, jamais portas-contra; / por onde, livres: ar luz razão certa.”.
Esses versos pareciam nortear a concepção e a organização do espaço, trabalho do arquiteto. A utopia possível de vários estudantes era transformar habitações precárias (eufemismo para favelas) em moradias dignas. O exemplo mais famoso naquele tempo era o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado (Parque Cecap) em Guarulhos. Esse projeto de Vilanova Artigas era um dos poucos exemplos de habitação social decente, mas seus moradores não eram ex-favelados.
Em geral, a política de habitação popular no Brasil consiste em construir pequenos e opressivos apartamentos ou casas de baixo padrão tecnológico, sem senso estético, sem relação orgânica com a cidade, às vezes sem infraestrutura e longe de áreas comerciais e serviços públicos. Vários desses conjuntos são construídos em áreas ermas, cuja paisagem desoladora lembra antes uma colônia penal.
Mas há mudanças e avanços significativos na concepção de projetos de habitação social, infraestrutura, lazer e paisagismo, projetosque, afinal, dizem respeito à democracia e ao fim da exclusão social. Um desses avanços é o trabalho da Usina. Fundada em 1990 por profissionais paulistas, a Usina tem feito projetos de arquitetura e planos urbanísticos criteriosos e notáveis. Trata-se de uma experiência de autogestão na construção, cujos projetos, soluções técnicas e o próprio processo construtivo são discutidos coletivamente,envolvendo os futuros moradores e uma equipe de arquitetos, engenheiros e outros profissionais.
Acompanhei jornalistas do Estadão em visitas a conjuntos habitacionais em Heliópolis e na Billings, onde está sendo implantado o Programa Mananciais. Em Heliópolis, Ruy Ohtake projetou edifícios em forma cilíndrica, daí o apelido de redondinhos. A planta dos apartamentos de 50 m² é bem resolvida, os materiais de construção e o acabamento são apropriados, todos os ambientes recebem luz natural. Esse projeto de Ohtake e o de Hector Vigliecca (ainda em construção) revelam avanço notável na concepção da moradia para camadas populares.
Um dos projetos do Programa Mananciais é uma ousada e bem-sucedida intervenção urbana numa das áreas mais pobres e também mais belas da metrópole. Situado às margens da Represa Billings, o Parque Linear é, em última instância, um projeto de cidadania que contempla milhares de famílias. Não por acaso esse projeto da equipe do arquiteto Marcos Boldarini recebeu prêmios no Brasil e no exterior.
Além do enorme alcance social, o projeto foi pensado para preservar a Billings e suas espécies nativas. Sem ser monumental, o Parque Linear é uma obra grandiosa e extremamente necessária, concebida com sensibilidade estética e funcional que dá dignidade a brasileiros que sempre foram desprezados pelo poder público. É também um exemplo de como os governos federal, estadual e municipal podem atuar em conjunto, deixando de lado as disputas e mesquinharias político-partidárias.
Além de arquitetos e engenheiros competentes, o Brasil possui recursos para financiar projetos de habitação popular em larga escala. Mas é preciso aliar vontade política a uma concepção de moradia que privilegie a vida dos moradores e sua relação com o ambiente e o espaço urbano. Porque morar é muito mais que sobreviver em estado precário e provisório. Milton Hatoum.
Milton Hatoum. Moradia e (in)dignidade.
In: O Estado de S. Paulo, 28/8/2011, p. C8 (com adaptações).
No texto 1A1, a utilização da forma verbal “pareciam” (início do segundo parágrafo) faz referência