Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
No Windows Explorer, para selecionar aleatoriamente vários arquivos contidos em uma pasta, é necessário clicar sobre cada arquivo, mantendo-se pressionada a tecla CTRL.
Ao estudar os seres vivos, observa-se a presença de diferentes níveis hierárquicos de organização, desde os átomos até o nível de organismo. O uso das técnicas de microscopia possibilitou o estudo da organização das células e tecidos, viabilizando uma série de correlações entre estrutura e função. Por meio de observações microscópicas, foi possível, por exemplo, caracterizar as organelas e as estruturas presentes nas células procarióticas e eucarióticas. A respeito das características morfológicas observadas nessas células, julgue o item a seguir.
Os lisossomos caracterizam-se pela presença de nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro.

Embora existam variações de marcas e modelos, o microscópio apresenta uma organização geral semelhante, com determinados componentes que permitem que a sua manipulação seja muito parecida. Na figura apresentada anteriormente é ilustrado um microscópio óptico binocular, com as suas principais partes indicadas por letras. Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o seguinte item.
A peça indicada na figura por I serve para espalhar a luz sobre o material em estudo.
Considerando que o metabolismo de uma célula muscular durante exercício aeróbico de baixa intensidade, inicialmente em condições metabólicas normais, seja, depois de alguns minutos, subitamente privada de O2, mas ainda permaneça em exercício, julgue o item que se segue.
Durante a etapa inicial em que a célula está com aporte normal de oxigênio, a regulação dos mecanismos de respiração celular ocorrerá principalmente em função das concentrações de ATP e ADP no meio intracelular.
Considerando que o metabolismo de uma célula muscular durante exercício aeróbico de baixa intensidade, inicialmente em condições metabólicas normais, seja, depois de alguns minutos, subitamente privada de O2, mas ainda permaneça em exercício, julgue o item que se segue.
Durante a etapa inicial em que a célula está com aporte normal de oxigênio, o potencial oxidante gerado na forma de NADH pela glicólise e pelo ciclo do ácido cítrico será utilizado para transferir elétrons da matriz mitocondrial para o espaço intermembranas.

Considerando o texto precedente e assuntos correlatos, julgue o item seguinte.
As funções do cólon incluem a absorção de água e sais minerais e a promoção da fermentação de carboidratos e proteínas.

Considerando o fragmento de texto apresentado e os aspectos pertinentes a ele, julgue o item subsequente.
Arritmias cardíacas são alterações elétricas que promovem modificações no ritmo cardíaco normal do coração.
Julgue o seguinte item, com referência à Primeira Lei de Mendel e à engenharia genética.
O CRISPR-Cas9, uma técnica de edição de DNA, pode ser utilizado na agricultura, uma vez que a edição genética de plantas é considerada promissora para aumentar a tolerância das espécies vegetais a condições ambientais adversas.
Julgue o item a seguir, acerca dos ecossistemas brasileiros.
O pampa é uma região de clima temperado formada por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores) e com áreas onde estão abrigadas espécies de mamíferos raros ou ameaçados de extinção.
Um professor de biologia de uma turma do 1.º ano do ensino médio, na qual havia um aluno com deficiência visual, levou os discentes para uma aula prática no laboratório de biologia molecular de uma universidade. O objetivo era realizar a extração de DNA de cebola. Nessa atividade, cada aluno recebeu um kit e realizou o processo de extração do DNA, envolvendo o uso de solventes. O aluno com deficiência visual utilizou materiais em 3D, que representavam os componentes da célula e o DNA. Ao final, o professor realizou uma prova oral sobre os conceitos envolvidos e atribuiu notas a cada um dos estudantes.
A partir do texto apresentado e considerando as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item a seguir.
A avaliação proposta ao final da atividade pode ser enquadrada como avaliação formativa.
Em relação a habilidades didáticas e abordagens metodológicas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
O ensino de biologia foi um dos menos afetados pelo ensino remoto durante a pandemia de covid-19, tendo em vista que grande parte dos conhecimentos adquiridos para essa área tem por base metodologias de informação que envolvem conhecimento científico e tecnológico, e independem de relações sociais.
Alunos de uma turma de ensino médio foram convidados a participar do levantamento de dados de um experimento sobre evapotranspiração. Nessa atividade, um técnico de laboratório explicou os experimentos realizados ao longo do tempo no laboratório e efetuou, no momento da atividade, medições de dados de disponibilidade de água no solo e no ar, os quais foram repassados aos alunos. O professor solicitou que os alunos entregassem, no prazo de uma semana, um relatório relacionando os dados coletados e todas as observações realizadas aos conceitos científicos e conteúdos abordados em sala de aula e em outras fontes de pesquisa.
Considerando a situação hipotética apresentada e as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item subsequente.
Para que a atividade em questão tenha efetividade na construção do conhecimento científico, as abordagens apresentadas devem limitar-se a nomeações e manipulações relacionadas a conteúdos apresentados no livro didático.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
Educação precoce e educação profissional são realizadas em ambientes especializados, fora do âmbito escolar.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
O Currículo de Pernambuco valoriza a educação por competências, que favorece a aprendizagem crítica e prática.