Ministério da Educação discorre que a Educação Física precisa buscar sua identidade como área de estudo fundamental para a compreensão e entendimento do ser humano, enquanto produtor de:
Das características da dimensão procedimental da Educação Física, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) Vivenciar situações de brincadeiras e jogos.
(__) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.
(__) Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto.
É a abordagem não se aprofunda em aspectos culturais e sociais, mas sim na essência do movimento, frisando a importância da Educação Física em proporcionar experiências motoras adequadas para a criança, podendo ser realizada em diferentes níveis de análise, e reconhece que existe uma relação entre a parte biológica, o ambiente e os objetivos da aprendizagem. Trata-se da abordagem:
A maneira mais apropriada de se alcançar os objetivos sociais da Educação Física é por uma metodologia, preferencialmente: