Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Projeto de Transposição do Rio São Francisco não é uma ideia nova. O plano básico é construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste bem como aos seus açudes. A seguir, seriam construídas adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água. Embora o projeto já exista há bastante tempo a efetivação da obra ainda encontra-se inconclusa. No entanto, neste ano, 2018, prevê-se a conclusão de mais uma etapa com a promessa de inauguração do eixo:

A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato Souza em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.

Sobre a Língua Estrangeira (LE) na LDB, é verdadeiro o que afirma a letra:

Considerando o acima exposto, é falso o que se afirma na letra:

Segundo Marcuschi (2002, p. 19), gêneros textuais ―são entidades sócio discursivas e formas de ação social‖, que circulam em diferentes esferas sociais (escola, trabalho, casa, rua), nas mais diversas culturas (brasileira, indiana, italiana), em comunidades ou domínios discursivos variados (docentes, comunidade futebolística, congregações religiosas), tendo sempre um propósito comunicativo no seu uso (divulgar um produto, ensinar algo). Como exemplo de gêneros, citam-se resenha de livro, cardápio, convite, tirinhas, entre outros.

As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros (cartuns, charges, tiras cômicas, etc.). Segundo Ramos (2009), a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc.), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.

Observe a tirinha:

A seguir, apresenta-se uma sequência resumida de atividades a serem trabalhadas a partir da tirinha.

I- Apresentar o personagem da tirinha (nome, características, criador, etc).

II- Compartilhar com os alunos as atividades que serão realizadas a partir da tirinha (leitura, análise linguística e produção textual).

III- Produzir uma tirinha vertical em dupla (ou trio, dependendo do número de alunos).

IV- Explicar o gênero tirinha. Discutir os elementos básicos do gênero tirinhas (relações entre linguagem visual e verbal). Diferenciar tirinha de charge.

V- Identificar seus conhecimentos prévios concernentes às tirinhas.

A melhor sequência para o desenvolvimento das atividades propostas está na letra:

The first clause of the first three paragraphs begins with the word "it", as in It all felt so easy. A free translation for it can be Tudo pareceu/parecia tão fácil.

Next, there are five statements about the word it.

I- In the first phrase it was used as dummy object.

II- English clauses which are not imperatives must have a subject. Sometimes we need to use a ‗dummy' or ‗empty' or ‗artificial' subject when there is no subject attached to the verb, and where the real subject is somewhere else in the clause. It and there are the two dummy subjects used in English.

III- It is used in the normal subject position in statements about time, distance, or weather.

IV- In the second clause - It was like this crazy déjà vu – it could be replaced by Shaun.

V- In ―It did not happen four years ago.‖ it is used to refer to a thing previously mentioned or easily identified.

Next, there is a mistaken proposal regarding the use of homophones. Which is it?

Below are five statements. Only one is false. Which is it?

Com o compromisso de rigor no controle dos gastos e atuação prioritária nas áreas da Saúde e Segurança Pública, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, anunciou a desativação de 19 pontos de saída de recursos, sendo 15 Agências de Desenvolvimento Regional e quatro Secretarias Executivas de Estado. Segundo o governador, a medida representa a redução de 185 cargos comissionados e uma economia anual de aproximadamente R$ 50 milhões. No âmbito do governo central, serão desativadas:

Santa Catarina, além das belezas naturais possui muita história. Assinale a alternativa que apresenta por ordem cronológica o nome dos três municípios mais antigos do estado:

Ao adotar o ensino fundamental de 9 anos, o governo brasileiro alinhou-se à realidade mundialmente predominante, inclusive em vários países da América Latina. Essa decisão encontra suas raízes na Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece tais critérios, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional em 2001, passando a constar do Plano Nacional de Educação- PNE (Lei nº 10.172/2001). Nele ficou estabelecido:

A definição do que o aluno deverá escrever e com que propósito dependerá do nível de proficiência dos alunos na LE, sua idade e seus interesses. Por essa razão, as atividades de produção escrita podem ser classificadas com base na quantidade de produção de LE exigida. Uma produção curta refere-se ao uso de uma palavra, uma frase ou uma ou duas sentenças curtas (listar, definir algo – love, por exemplo -, criar um slogan). Uma produção sustentada, por sua vez, é aquela que envolve duas ou mais sentenças formando uma unidade discursiva maior (como explicar algo: Write to a friend explaining how to reach your house from the bus station.).

Leia atentamente os tipos de produção abaixo listados:

I- Preencher formulários, justificar algo.

II- Descrever alguém, algo ou algum lugar.

III- Dar uma opinião ou fazer um comentário.

IV- Redigir cartas / e-mails.

V- Finalizar sentenças, reescrever, deixar uma mensagem ou bilhete.

Tendo em vista a explicação dada no enunciado sobre produção curta e sustentada, e observando as tipologias relacionadas de I a V, é verdadeiro afirmar que:

Read carefully the statements below.

I- Shaun White é um atleta americano que tinha 27 anos em 2014.

II- Ao contrário do que aconteceu em Sochi, desta vez Shaun – em cujo mundo não há desculpas para não vencer – foi o vitorioso na última descida

III- White foi acusado por uma ex-colega de banda de fazer-lhe observações sexuais e assistir a vídeos sexualmente perturbadores no último maio.

IV- White sofreu um acidente durante os treinos em Pyeongchang.

V- O acidente o fez reconsiderar suas ambições olímpicas. Além disso, Shaun precisou fazer 62 pontos no rosto. Na quarta-feira, 14 de fevereiro, havia pequenas cicatrizes na testa e no nariz.

Below there are five statements. Only one is true. Which is it?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282