Para Pozo, 2009, pág. 244, a “aquisição do conhecimento científico exige mudança profunda das estruturas conceituais e das estratégias geralmente utilizadas na vida cotidiana, e que essa mudança, longe de ser linear e automática, deve ser produto laborioso de um longo processo de instrução".
Em relação ao Ensino de Ciências, suas metodologias e suas características, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

Qual dos itens abaixo é considerado componente da Aptidão Física relacionada à Saúde?
A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais que a Educação Física tem a realizar. Em relação a essa temática é correto afirmar, exceto:
Conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o jogo e o esporte são temas que devem integrar a ação educativa exercida pelo professor Educação Física. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Devido ao fim educativo do esporte escolar o professor deve ser crítico ao trabalhar a produção de seus valores enfatizando que não jogamos contra, jogamos com; e que, vitória e derrota são fatores interdependentes.
( ) O jogar de diferentes formas possibilita a elaboração e reelaboração do conhecimento, partindo do imaginário para o concreto.
( ) O esporte institucionalizado está fundamentado na competição e concorrência, sendo orientado pelos princípios da sobrepujança e das comparações objetivas, que padronizam o movimento humano e o limitam a locais e meios para a sua prática.
( ) O jogo/brincar enfatiza algumas particularidades como a criatividade, expressividade e a espontaneidade.
( ) O jogo deve contribuir para que os alunos se relacionem melhor, façam uma leitura crítica da realidade e se percebam como sujeitos históricos sendo, ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.
Considerando a ginástica conteúdo da Educação Física escolar, espera-se que, numa dimensão conceitual, os alunos:
Marca la secuencia de expresiones que mantienen, respectivamente, el significado de “alharacas”, “reacios” y “mermados”, considerando el contexto en que se presentan en el Texto 1.
Considera las estructuras “pueden presentar” y “debe dar”, subrayadas en el Texto 1 y señala la proposición correcta.
Considera las informaciones de los textos 1 y 2, y señala la proposición correcta
Considerando las reglas ortográficas de la Real Academia Española (2010), señala la respuesta correcta.
I En el encabezamiento del Texto 1, que reproduce lo que enuncian las madres, la forma “que", en “-Qué bueno para los chicos! Que puedan trabajar y estar tranquilos", tiene la misma función y sigue la misma regla de acentuación. La ausencia de la tilde en la segunda forma se justifica por tratarse de una charla en WhatsApp.
II La palabra “noticia" tiene la misma ortografía en portugués y en español. En “-¡Al fin una buenísima noticia.", la ausencia de la tilde resulta de la informalidad de la escritura en las redes sociales.
III Las palabras “ámbitos", “político" y “económico" llevan acento ortográfico por tratarse de palabras esdrújulas.
IV Conforme las nuevas reglas ortográficas, el adverbio “más", como todos los monosílabos, deja de llevar tilde.
Tanto el Texto 1 como el Texto 3 presentan expresiones metafóricas que se refieren a la capacidad de solidarizarse con algo o alguien. Identifica la respuesta en la que se encuentran estas expresiones.
Considera las estructuras específicas para la expresión de fechas en español y señala la respuesta correcta.
I El texto de la “Convención sobre los derechos de las personas con discapacidad" fue aprobado el 13 de diciembre de 2006.
II El texto 1 fue publicado en setiembre de 2017.
III El texto 1 fue publicado este año.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos, exceto:
Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4/2010, Art. 2º.
Assinale a alternativa correta que contenha informações sobre algum dos Movimentos de Vanguarda.
“Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano. Colocando em termos mais simples: criamos um design a partir de inúmeras cores e formas, texturas, tons e proporções relativas; relacionamos interativamente esses elementos; temos em vista um significado." (Donis A. Dondis)
Sobre esse tema, é correto afirmar, exceto: