O sistema de informação gerencial é um instrumento importante para alcançar as metas empresariais. Há desdobramentos no uso dos SIG. O sistema que se destina a auxiliar a execução das diferentes atividades da empresa, com foco no aumento da qualidade, da produtividade, redução de custos e de desperdício nas tarefas é:
Levando em conta a técnica Análise de Cenários utilizada no Planejamento Estratégico empresarial, analise as assertivas. I - A técnica antecede a década de 1950, usada durante a segunda Guerra Mundial por militares para mitigar os riscos das investidas e execução das ordens de ataque. II - No final da década de 1970, o planejamento de cenários passou a se fundamentar não apenas em probabilidades, mas em um pensamento causal qualitativo. III - Durante os anos 1980, as organizações foram desenvolvendo suas metodologias de planejamento de cenários usando técnicas de computador. IV - Os cenários são utilizados para avaliação da sensibilidade/risco, avaliação e desenvolvimento de estratégia; ajudam a organização a concentrar-se em diferentes ambientes futuros plausíveis. Estão corretas as afirmativas
A respeito das habilidades dos Administradores, analise as assertivas.
I - Katz dividiu as habilidades dos Administradores em quatro categorias: inter-relacional, técnica, humana e
conceitual.
II - Para Mintzberg, as habilidades são oito: relacionamento, liderança, resolução de conflitos, processamento
de informação, tomada de decisões, alocação de recursos, empreender e instrospecção.
III - Katz e Mintzberg apontam que os Administradores devem possuir a habilidade inter-relacional.
Está correto o que se afirma em
Princípios Orçamentários da Administração Pública visam manter a transparência do orçamento público e
facilitar a avaliação e o controle de recursos públicos. Assinale a alternativa que apresenta os princípios
orçamentários fundamentais.
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da
esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
1 - Cyert e Narch
2 - Argyris e Schon
3 - Senge
( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de
aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento
sistêmico.
( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à
aprendizagem, o próprio processo decisório produz a
aprendizagem.
( ) Novas competências modificam o comportamento e a
capacidade de resolver problemas, depende também do
comportamento participativo dos gerentes.
Marque a sequência correta.
Este princípio possui duas formas, a primeira objetiva a atuação coletiva, voltada tão somente a uma finalidade
pública; a segunda observa que os atos administrativos não devem ser atribuídos ao agente público que o está
praticando, mas, sim, à Administração Pública; ambas atuam na efetivação precisa do interesse público. Tratase
do princípio da
Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
O conhecimento em Administração é produzido
Sobre a era da qualidade na Administração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nas eras da inspeção e do controle estatístico, a ênfase estava na qualidade do produto e do serviço.
( ) Atualmente a qualidade se institui como um sistema que abrange todos os aspectos de operação da
empresa.
( ) Na era do controle estatístico, fazia-se o controle dos materiais da empresa, porém os fornecedores não
eram controlados.
( ) A inspeção ou auditoria serve para decidir se um fornecedor tem ou não condições de continuar como
tal e também de escolher novos fornecedores.
Assinale a sequência correta.
Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. Que atividades são identificadas como primárias para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço?
Em relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, analise as afirmativas. I - Sistemas de Informações Gerenciais são instrumentos indispensáveis, que auxiliam o gestor a tomar decisões de forma a neutralizar os riscos existentes nos ambientes organizacionais. II - Os dados isoladamente não são úteis aos gestores, eles demandam estudos e análises prévios de modo a serem interpretados, organizados e se transformarem em informações úteis. III - Os Sistemas de Apoio a Decisões auxiliam a execução das diferentes atividades da empresa, relacionadas às tarefas operacionais, subsidiando as seis áreas principais da empresa. Está correto o que se afirma em
Que ferramenta de Organização de Sistemas e Métodos (OSM) permite à gestão tornar a visão da distribuição das tarefas entre os setores e pontuar a ordem em que as atividades devem ser executadas, viabilizando processos mais ágeis e eficientes?
Que técnicas quantitativas são ferramentas racionais e analíticas para subsidiar o Administrador objetivamente a operar suas escolhas e tomar decisão?