Na década de 1940, as mudanças engendradas pelo desenvolvimento capitalista, com crescente papel do Estado e processo urbano-industrial, colocam como desafio para o serviço social a qualificação e sistematização de seu espaço sócio-ocupacional, levando a uma aproximação do serviço social norte-americano, da matriz positivista e suas propostas de trabalho orientadas
Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em
Os novos movimentos sociais (NMS) têm contribuído significativamente com as estruturas políticas institucionais, por causa das suas formas organizativas, suas reivindicações, suas parcerias e suas articulações. Tudo isso tem desencadeado novas redefinições políticas no campo democrático com ampliação dos limites da política. Esses movimentos produzem novos modelos organizativos e novas elites políticas; mudanças nas regras e nos procedimentos políticos – hábitos e linguagem são mudados institucionalmente, com transformações nas formas de participação no interior dos sistemas políticos. Como consequência,
A dimensão investigativa da ação profissional nas universidades brasileiras é uma possibilidade para os assistentes sociais superarem as práticas descritivas e reducionistas do cotidiano. Sob esse olhar,
Barazal (2005) considera que a violação aos direitos econômicos, sociais e culturais exige prioridade governamental no sentido de implementar políticas públicas e sociais que obrigam tanto o governo como os organismos financeiros internacionais a tomar decisões para resolver problemas econômicos que condenam a população ao empobrecimento, ao desemprego e à fome. A realização deste direito é progressiva e implica que
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente serviço social brasileiro tem sua fonte na doutrina social da Igreja, no ideário franco-belga. Isso creditou, tanto à formação quanto à ação profissional dos assistentes sociais, um caráter
Na análise de Behring e Boschetti (2008), sob a hegemonia neoliberal, a provisão social acontece por meio da articulação entre Estado, mercado e sociedade que pleiteiam
Segundo Yasbek (2009), para compreender as demandas do serviço social, na perspectiva da teoria crítica, faz-se necessário uma análise sociopolítica, econômica e cultural da realidade dos usuários para
Os direitos políticos, econômicos e sociais foram assegurados mediante lutas de milhares de trabalhadores em âmbito internacional, por meio dos movimentos sociais. Dessa forma,
Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde destacam a interdisciplinaridade como perspectiva de trabalho, que apresenta ao assistente social
O Código de Ética (1993) estabelece deveres ao assistente social, entre os quais, na sua relação com os usuários, inclui-se:
No Brasil, a emergência do serviço social como profissão na década de 1930, insere-se no conjunto das mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas na sociedade, vinculadas
Na política social, a luta contra a pobreza espelha a luta de classes. Sob a égide do capitalismo maduro, a política social não consegue responder às expressões da questão social, presente no cotidiano institucional ao lado das questões tradicionais. Nesse sentido, promover o debate e a luta pela ampliação dos direitos e das políticas sociais
No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) consta direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando as condições para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade. Nesta direção, no trabalho junto a este segmento, o assistente social reafirma sua atuação em prol
A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal, segundo o qual a liberdade do indivíduo é o limite para a liberdade do outro. Essa concepção reafirma uma ética individualista, pela busca de vantagens e pelo acúmulo de bens de curta duração. Esse discurso se faz presente na mídia que reafirma o ethos liberal burguês, a violência, a abstração, o moralismo e o conservadorismo. Essa concepção implica em