A maquinaria e os equipamentos dos edifícios teatrais do Sesc−DF possibilitam sediar importantes projetos artístico−culturais de âmbito nacional e internacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta quanto ao conhecimento técnico de palco.
No livro Teatro e Formação de Espectadores, Moraes analisa o programa educativo Sesc arte−educação: transformando plateias, desenvolvido no teatro Sesc Paulo Autran, Sesc−DF (2010−2015). Esse programa, fundamentado na pedagogia do espectador, visava à formação de espectadores frequentadores e fruidores. Quanto à pedagogia do espectador e a seus desdobramentos práticos, assinale a alternativa correta.
O ex−ministro da cultura, Gilberto Gil, durante sua gestão, conquistou o reconhecimento da cultura como direito fundamental de cada brasileiro, atestado pelo Programa Mais Cultura, de 2007. A cultura foi incorporada na Agenda Social Brasileira como vetor importante para o desenvolvimento do País, fazendo parte da política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Para isso, o conceito antropológico de cultura foi resgatado como
Foi aprovado com unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o tombamento do conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia (SP). Foi integrado ao patrimônio cultural nacional por ser considerado como um marco da arquitetura brasileira e por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, desenvolvidas por Lina Bo Bardi. O complexo da Pompeia tornou−se uma referência arquitetônica nacional e internacional e um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da cidade de São Paulo.
Portal do Iphan, 2015 (com adaptações).
Considerando o texto acima e as medidas de proteção do patrimônio material utilizadas pelo Iphan como referência inicial, assinale a alternativa correta.
A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
No que se refere às políticas públicas de cultura, assinale a alternativa correta.
Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934ƒ2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:
O patrimônio do Sesc−DF consiste em seis espaços culturais, sediados no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e na Ceilândia. No que se refere a esses espaços culturais, assinale a alternativa correta.
A respeito de patrocínio e mecenato, assinale a alternativa correta.
Em geral, utiliza−se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré−existe aos processos sociais pelos quais − em uma outra perspectiva − ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere−se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade.
Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
A respeito de patrimônio cultural, assinale a alternativa correta.
A formação de público é um dos principais desafios dos espaços culturais e da produção cultural e tem como agravante a crise econômica, política e educacional que o Brasil enfrenta nesse momento (de 2013 até o presente). A acessibilidade cultural, nesse contexto, pode ser uma aliada nas inovações necessárias e na reinvenção da produção cultural, criando espaços acolhedores e ergonômicos, discursos mais democráticos e recursos de comunicação e mediação multissensoriais que consideram novos públicos e novas formas de acessar e fruir espaços, serviços e produtos culturais.
Viviane Sarraf. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência – benefícios para todos.
In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.º 6, junho/2018, p. 23−43.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca de acessibilidade em espaços culturais.
Com relação a recursos de comunicação e atividades educativas para a acessibilidade cultural, assinale a alternativa correta.
Setores educativos de museus, projetos de ação cultural e ações educativas em escolas com frequência se valem da noção de mediação como o eixo em torno do qual transitam seus objetivos. Diretamente vinculado à perspectiva de uma política cultural, o conceito de mediação diz respeito a ações deliberadas, tendo em vista intermediar a relação entre o indivíduo e a obra artística.
Maria Lúcia Pupo. Para alimentar o desejo de teatro.
São Paulo: Hucitec, 2015. p. 54.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta com base nos estudos de Maria Lúcia Pupo acerca dessas ações culturais.
Com relação aos estudos pós−coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferençaƒdiversidade, assinale a alternativa correta.