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A quantidade de água em um reservatório, durante

determinado mês, pode ser expressa, em porcentagem, pela

equação

em que x

representa o dia do mês. Com relação a essa situação, julgue

os itens que se seguem.

Nesse mês, a quantidade de água desse reservatório chegou ao valor mínimo de 20% de sua capacidade no dia 12

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy,

o conjunto dos pares (x, y) que satisfazem uma equação da

forma Ax2 + By2 + Cxy + Dx + Ey + F = 0, em que A, B, C, D, E e

F são constantes reais, pode representar: um único ponto;

uma reta; duas retas; uma circunferência; uma elipse; uma

hipérbole; uma parábola; ou um conjunto vazio. A respeito

desse assunto, julgue os itens seguintes.

A equação 9x2 + 4y2 + 36x – 8y + 4 = 0 representa umaelipse de centro (1, -2) e semieixos iguais a 2 e 3

Em determinado concurso público para o cargo de professor,

1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,

matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem

lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e

química; 220 podem lecionar matemática e química; 560

podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três

disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o

denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura

a seguir.


O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das

letras de a a g indica a quantidade de elementos do

respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de

inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas

informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.

Mais de 200 inscritos podem lecionar apenas matemática.

Na figura a seguir, as retas r1, r2, r3, r4 e r5 são paralelas; as

retas s1 e s2 são transversais; X, Y e Z e os números ao lado

dos segmentos das retas transversais indicam seus

respectivos comprimentos.


Com relação à figura, julgue os itens seguintes.

X + Z = 23.

Em determinada região, apenas atuam as empresas A e B de

telefonia celular. Para os serviços básicos, a tarifa mensal

cobrada pela empresa A é composta de um valor fixo de

R$ 64,00 mais R$ 2,00 para cada chamada efetuada. Na

empresa B, esses valores são R$ 56,00 e R$ 2,40,

respectivamente. Com relação a essas empresas, julgue os

itens que se seguem.

Independentemente da quantidade de chamadas, para o usuário desse serviço, é mais vantajoso ser cliente da empresa B.

A quantidade de água em um reservatório, durante

determinado mês, pode ser expressa, em porcentagem, pela

equação

em que x

representa o dia do mês. Com relação a essa situação, julgue

os itens que se seguem.

Nos primeiros dias do mês, houve um aumento da quantidade de água do reservatório.

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy,

o conjunto dos pares (x, y) que satisfazem uma equação da

forma Ax2 + By2 + Cxy + Dx + Ey + F = 0, em que A, B, C, D, E e

F são constantes reais, pode representar: um único ponto;

uma reta; duas retas; uma circunferência; uma elipse; uma

hipérbole; uma parábola; ou um conjunto vazio. A respeito

desse assunto, julgue os itens seguintes.

A equação x2 + y2 – 4x + 6y + 12 = 0 representa umacircunferência de centro no ponto (2, -3) e raio 1

Em determinado concurso público para o cargo de professor,

1.200 candidatos inscreveram-se para as áreas de física,

matemática e química. Sabe-se que, dos inscritos, 230 podem

lecionar matemática e física; 380 podem lecionar física e

química; 220 podem lecionar matemática e química; 560

podem lecionar matemática; e 120 podem lecionar as três

disciplinas. A partir dessas informações, é possível construir o

denominado diagrama de Euler-Venn, como mostra a figura

a seguir.


O diagrama mostra subconjuntos disjuntos e cada uma das

letras de a a g indica a quantidade de elementos do

respectivo subconjunto. Por exemplo, g é a quantidade de

inscritos que só lecionam matemática. Com base nessas

informações e no diagrama, julgue os itens seguintes.

Há mais inscritos que podem lecionar somente matemática e física que inscritos que podem lecionar as três disciplinas.

Na figura a seguir, as retas r1, r2, r3, r4 e r5 são paralelas; as

retas s1 e s2 são transversais; X, Y e Z e os números ao lado

dos segmentos das retas transversais indicam seus

respectivos comprimentos.


Com relação à figura, julgue os itens seguintes.

Y + Z = 24.

Os professores João, Paulo e Pedro participaram de uma

maratona que consistia em correr ao redor de uma pista

circular em um parque da cidade. Partindo do ponto inicial,

João deu uma volta no parque em 8 minutos; Paulo fez o

mesmo em 12 minutos e Pedro, em 15 minutos.

Considerando que eles partiram do ponto inicial juntos e no

mesmo instante, julgue os itens a seguir.

Os três professores só passaram juntos pelo ponto inicial 120 minutos depois de iniciada a corrida.

Em uma sala de aula, entre alunos e alunas, há 36 pessoas.

Se, em determinado dia, seis das alunas faltarem às aulas e

todos os alunos se fizerem presentes, então, nesse dia, a

quantidade de alunos será o dobro da de alunas. Um

problema que se coloca é determinar quantos alunos e

quantas alunas pertencem a essa sala.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos.

Considerando-se que a diretora da escola resolva sortear

um ingresso para teatro entre todos os membros dessa

sala, a probabilidade de que uma das seis alunas faltosas

seja a premiada é superior a 0,15

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy,

considere as funções definidas por y1 = f(x) = x2 e y2 = g(x) = 4 – x2 para julgar os itens que se seguem.

A área da região do plano xOy compreendida entre os gráficos de y1 e y2 é igual a

unidades de área.

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