Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao significado do letramento:
As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:
No que se refere à criança e às diferentes linguagens, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As artes, em especial as esculturas, colagem e pintura, são formas de linguagem que expressam, comunicam e atribuem sentidos às sensações.
II – O recurso audiovisual possui uma linguagem específica que aliena e dificulta a aprendizagem.
III – Ao se contar estórias, a criança aprende novas palavras, além de conseguir organizar seu pensamento.
IV – No estágio pré-operatório ou inteligência simbólica, ocorrerá o aparecimento da linguagem e da brincadeira simbólica.
V – A linguagem oral é um dos eixos norteadores da ação pedagógica com crianças.
No que se refere à função social da educação e da escola, assinale a alternativa INCORRETA:
No que tange aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Os brinquedos confeccionados a partir da sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta na criança a consciência:
No que se refere à questão do uso de brinquedos no processo educacional, pode-se afirmar o seguinte:
Tendo em vista que, através da brincadeira e do jogo, a criança aprende sobre si mesma, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, pode-se afirmar o seguinte:
O método de alfabetização cujo princípio é de que é necessário ensinar as relações entre sons e letras, para que se relacione a palavra falada com a escrita é denominado:
Entender a alfabetização como uma atividade interdiscursiva e de interação implica refletir como o fazer pedagógico possibilita às crianças o dizer e o escrever sobre o que pensam, o que desejam, o que sonham, o que falam e como falam. Pressupõe ações compartilhadas no cotidiano da sala de aula, priorizando a mediação com o outro pela palavra.
É o domínio dessas capacidades e seu uso efetivo em práticas sociais que caracterizam a alfabetização como prática que conduz:
Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização e letramento é competência do professor que está diretamente relacionada às habilidades de:
I – Oportunizar atividades que levam a criança a colocar em prática a leitura e a escrita em situações de vida cotidiana.
II – Valorizar o letramento e a alfabetização como processos vitais para o crescimento pessoal, social e cultural do indivíduo.
III – Distinguir conceitos, debates e pressupostos que são centrais à história da alfabetização.
IV – Utilizar os recursos disponíveis para o desenvolvimento intrínseco e a aprendizagem independente.
Assinale a alternativa correta:
Tal como ocorre nos demais espaços da instituição de Educação Infantil, o espaço destinado à faixa etária de 0 a 1 ano deve ser concebido como um local apropriado para cuidar e educar crianças pequenas, potencializando o seu pleno desenvolvimento.
Dessa forma, recomenda-se que este espaço esteja situado em:
O artigo 13 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) trata das incumbências dos docentes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas incumbências previstas no artigo citado:
No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, assinale a alternativa correta:
A abordagem pedagógica baseada no “alfabetizar letrando” se distingue dos outros tipos de abordagens tradicionais pelo seguinte aspecto: