As linguagens oral e escrita são instrumentos de representação de pensamentos e idéias. Assinale a alternativa que melhor esclarece o processo de aquisição dessas duas linguagens.
“A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de
disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em
generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade
de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de
estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá
ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos
do Ensino Médio.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)
Pensando em atender ao princípio da interdisciplinaridade
trabalhando com o desenvolvimento de projetos, assinale a
alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser
considerados:
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “a criança
e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho” e assegura-lhes:
I Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola;
II Direito de ser respeitado por seus educadores;
III Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer
às instâncias escolares superiores;
IV Direito de organização e participação em entidades
estudantis estando com 15 anos completos;
V Acesso à escola pública e gratuita até o 5º Ano e próxima
de sua residência.
Assinale a alternativa CORRETA.
O construtivismo desenvolveu nos educadores
comprometidos com a construção do conhecimento de seus
alunos o procedimento de rever continuamente as propostas
de atividades em função do objetivo de aprendizagem que se
pretende alcançar. Nesse sentido, podemos afirmar que a
avaliação:
I deve existir.
II deve ser contínua.
III deve processar-se cada vez mais no âmbito do individual.
IV deve processar-se cada vez mais no âmbito do coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Podemos dizer que um projeto pedagógico politicamente
comprometido deverá (re)estruturar a escola em articulações
coerentes, imprimindo-lhe uma unidade interna que se
expressa:
I No modo de conceber, organizar e desenvolver o
currículo;
II Nas formas de orientar o processo metodológico de
conclusão do ensino;
III Nas relações amplas e complexas do cotidiano escolar
responsáveis pelas aprendizagens mais significativas;
IV Nas aprendizagens que consolidam valores;
V Nas aprendizagens que desenvolvem a cultura.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
“(...) para a epistemologia genética, o mundo é sempre um
mundo de sujeitos, mais ou menos autônomos; jamais um
mundo que suprime o sujeito. A instância coletiva depende
sempre do somatório das relações entre os indivíduos.”
(BECKER, Fernando. EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - Porto Alegre: ARTMED,
2001: 86)
Considerando a epistemologia genética na construção da
Pedagogia Construtivista, podemos afirmar que o
construtivismo:
I Defende que um determinado conteúdo de ensino só tem
sentido se compreendido no seu processo de construção.
II Afirma que a construção do conhecimento requer desafios
que articulem as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e
estéticas.
III Propõe que a necessidade individual dos educandos deve
se sobrepor as necessidades do trabalho coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.
A pluralidade cultural é fundamental para a vivência plena da cidadania. Muitos são os objetivos que se pretendem alcançar quando se discute essa temática. Assinale a alternativa que contém um objetivo que NÃO corresponde ao entendimento correto do conceito de pluralidade.
A definição de pesquisa, segundo o dicionário Michaelis, é o
ato de investigar. Uma investigação é feita quando o
pesquisador faz estudos sobre algo, analisa causas, levanta
dados e encontra e explica possibilidades. Toda a pesquisa
com fins científicos requer um estudo prévio sobre a eficácia
de sua finalidade. Um dos materiais da pesquisa é o dado
estatístico, que se obtém mediante um processo que envolve,
por exemplo, a observação ou outra mensuração de
características de uma população ou amostra tais como renda
anual numa comunidade, sexo dos indivíduos de uma tribo
indígena, percentagem de açúcar em cereais, etc. Cada uma
dessas características é chamada de variável, porque
originam valores que tendem a exibir certo grau de
variabilidade quando são feitas mensurações sucessivas.
Diante disso, assinale a alternativa que explicita o conceito
que define estatística.
O atendimento educacional às pessoas com deficiência deve amparar-se em legislações que garantem o direito constitucional de acesso e permanência a educação para todos. Desse modo:
Segundo Fernando Hernández em Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho, a visão sobre o conhecimento e o currículo que os profissionais da escola possuem pode contribuir para a mudança em Educação e possibilitar o trabalho com projetos. Assinale a alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser considerados ao se trabalhar com projetos na escola:
O pedagogo-orientador, diante do compromisso de formador, deve considerar, dentre outras, as dimensões constitutivas do processo formativo do educador enfatizadas por Antonio Joaquim Severino, que são:
São considerações fundamentais para o planejamento de
uma atividade pedagógica que pretende favorecer a
construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil,
buscou-se uma associação entre os conteúdos da
aprendizagem e as competências utilizadas no processo de
construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf)
As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de
matriz de referência composta por habilidades e
competências. O conceito de competência desenvolvido por
Philippe Perrenoud está associado a(à )
Na publicação da UNESCO, “Ensino médio e Educação
profissional, desafios da integração”, no desenvolvimento de
um debate sobre a articulação e integração curricular, são
observadas as seguintes necessidades de estrutura de um
Currículo Integrado:
I evidenciar a opção política no currículo;
II possibilitar estruturalmente sua avaliação histórica, social
e coletiva;
III ser modelo de currículo, demostrando eficácia e eficiência
na resolução das problemáticas de aprendizagem;
IV possuir concepções e alguns princípios norteadores
comuns a um parâmetro nacional;
V prever um longo tempo para o desenvolvimento das
aprendizagens;
VI otimizar as necessidades de aceleração do currículo,
tendo em vista a iniciação no mercado de trabalho.
É pertinente para a construção de um Currículo Integrado,
apenas o descrito em: