O Projeto Político-Pedagógico representa a essência da escola. Cada escola possui características específicas e está inserida em um contexto social único. Em relação ao Projeto Político Pedagógico assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não pode ficar restrito à direção da escola.
( ) Os membros da comunidade escolar tem que ter clareza de seus objetivos, metas e ações.
( ) Deve nortear apenas todo o trabalho pedagógico.
( ) Deve ser aceito por todos os envolvidos.
( ) É elaborado de maneira participativa e democrática.
A sequência correta de cima para baixo é:
“O processo avaliativo é parte integrante da práxis pedagógica e deve estar voltado para atender as necessidades dos alunos."
Uma professora que avalia o próprio processo de ensino e as atividades que realiza em sala de aula, analisa as respostas dadas pelas crianças, buscando compreender a lógica utilizada por elas na realização das tarefas propostas, investigando o que os alunos pensam sobre o que foi ensinado realiza uma avaliação:
As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:
I. O aluno como sujeito da aprendizagem.
II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.
III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.
IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.
V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.
Estão corretas apenas:
As Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias. Para o Ensino Fundamental apresenta como norteador de suas ações pedagógicas os princípios:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, estabelece as incumbências das escolas e dos docentes. De acordo com a lei não é correto afirmar que cabe à escola: