Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova
No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcar
No povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuro
Meu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértil
Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que planta
FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.
O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi
escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto
sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que
Cyberbullying is harassment through electronic
means such as telephone text messages, social media
such as Facebook and Twitter or online blogs and bulletin
boards. In normal bullying, students are given a daily
break from the torment as bully and victim each go to their
separate homes. But for victims of cyberbullying, there is
no reprieve, as the abuse enters into their private lives. In
the US, there are at least 44 states that have anti-bullying
laws on the books. While only six of them use the actual
word “cyberbullying", 31 others have laws that specifically
mention “electronic harassment".
Prosecution in the UK is a little more difficult. While
all schools are required to have anti-bullying policies
in place, cyberbullying itself is not named as a criminal
offence. Offenders in the UK would have to be charged
under various other laws, including the Protection from
Harassment Act of 2003. This makes prosecution much
more difficult.
Authorities agree that in order to stop cyberbullying,
there has to be parental involvement. Parents need to
be vigilant about their children's access to technology.
They should monitor their children's use of social media,
especially children under the age of 14. Bullies are not
going to simply disappear, but parents can go a long way
in protecting their children from being bullied.
Go! English, ano II, n. 14 (fragmento).
De acordo com o texto, nos Estados Unidos, alguns estados
têm leis específicas para assédio via meios eletrônicos.
Já no Reino Unido, a instauração de processos contra
praticantes de cyberbullying é mais difícil porque
Convergencia tecnológica y participación popular
Se están cumpliendo 20 años del “boom" de las radios comunitarias en Argentina, que entre 1985 y 1990
sorprendió al país con la creación de casi 3 mil radios de baja potencia. Estas emisoras lograron, en poco tiempo,
abrir los micrófonos a miles de radialistas populares, a la participación del vecindario y de la gente común e influir
sustancialmente en la programación radial comercial, con la creación de nuevos formatos en los que tenía un papel
central la opinión ciudadana, sin jerarquías ni condicionamientos. Siendo la radio en Argentina el medio más popular
y con un alto grado de credibilidad por parte del público, las emisoras comunitarias jugaron un rol fundamental para el
fortalecimiento del debate democrático en el país.
PLOU, D. S. América Latina en Movimiento, n. 421, jun. 2007. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).
O texto destaca a importância das emissoras de rádio comunitárias na Argentina. Considerando especificamente a
época do denominado boom, as emissoras populares
No processo de modernização apresentado na tirinha, Mafalda depara–se com um contraponto entre
Concurso de microcontos no Twitter
A nona edição do Simpósio Internacional de
Contadores de História promove concurso de microcontos
baseado no Twitter. Os interessados devem ter uma
conta no Twitter, seguir o @simposioconta e escrever um
microconto de gênero suspense, com tema livre. O conto
deve seguir as regras do Twitter: apenas 140 caracteres.
ELINA, R. Disponível em: www.consuladosocial.com.br. Acesso em: 28 jul. 2010.
Na atualidade, o texto traz uma proposta de utilização do
Twitter como ferramenta que proporciona uma construção
rápida, sintética e definida pelo gênero suspense. Isso
demonstra que essa rede social pode ser uma forma de
inovação tecnológica que
O texto apresentado emprega uma estratégia de
argumentação baseada em recursos verbais e não
verbais, com a intenção de
Televisão x cinema
Mais uma vez, reacende–se o desgastante debate
sobre “linguagem de televisão" e “linguagem de cinema".
No mesmo país em que pagar ingresso ainda é luxo
para milhões de pessoas, alguns críticos utilizam o termo
“televisivo" para depreciar uma obra. E “cinematográfico"
para enaltecê–la.
Como se houvesse um juiz onipotente a permitir
ou não que se sinta uma história da maneira que se
pretende senti–la.
Todos os sentidos ficam de fora da análise ignorante,
tipicamente política, que divorcia a técnica da percepção
sensorial. E é exatamente aí que reside o único interesse
de um realizador: o momento do encontro do espectador
com a obra.
MONJARDIM, J. O Globo, Rio de Janeiro, 24 set. 2004 (adaptado).
Ao comentar o ressurgimento do debate sobre “linguagem
de televisão" e “linguagem de cinema", o autor mostra a
Grupo escolar
Sonhei com um general de ombros largos
que fedia
e que no sonho me apontava a poesia
enquanto um pássaro pensava suas penas
e já sem resistência resistia.
O general acordou e eu que sonhava
face a face deslizei à dura via
vi seus olhos que tremiam, ombros largos,
vi seu queixo modelado a esquadria
vi que o tempo galopando evaporava
(deu para ver qual a sua dinastia)
mas em tempo fixei no firmamento
esta imagem que rebenta em ponta fria:
poesia, esta química perversa,
este arco que desvela e me repõe
nestes tempos de alquimia.
BRITO, A. C. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). 26 Poetas Hoje: antologia.
Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.
O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente
inserido no período da ditadura militar no Brasil. A forma
encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente
esse momento demonstra que
A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas famílias brasileiras: a necessidade de estudar para o vestibular.
Buscando convencer o seu interlocutor, os personagens da tira fazem uso das seguintes estratégias argumentativas:
Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente,
são elaborados no padrão normativo da língua. No
anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade
linguística não padrão, ele atinge seus propósitos
comunicativos porque
Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo
de álcool por adolescentes chamam a atenção para
Médicos alertam sobre a importância de educar as
crianças para terem hábitos alimentares saudáveis. Por
exemplo, analisando–se uma bolacha com recheio de
chocolate (25 g) e um pé de alface (25 g), observam–se
as seguintes quantidades de nutrientes, respectivamente:
• carboidratos: 15 g e 0,5 g;
• proteínas: 1,9 g e 0,5 g.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, qual deve
ser o número de pés de alface consumidos para se obter
a mesma quantidade de carboidratos de uma bolacha?
O cometa Halley orbita o Sol numa trajetória elíptica
periódica. Ele foi observado da Terra nos anos de 1836
e 1911. Sua última aparição foi em 1986 e sua próxima
aparição será em 2061.
Qual é o ano da segunda aparição do cometa anterior ao
ano de 2012?
Luíza decidiu pintar seus cabelos e os de sua mãe
usando as cores B e C em ambas as tinturas. A cor B é a
que tinge os cabelos brancos e a cor C dá um tom mais
claro durante a exposição à luz.
Luíza sabe que, em cabelos com muitos fios brancos,
como os de sua mãe, a proporção entre as cores C e B
é de 1 para 3. Para ela, que tem poucos fios brancos, a
proporção a ser aplicada é de 3 partes da cor C para
1 parte da cor B. Além disso, como sua mãe tem cabelos
curtos, basta a aplicação de 60 gramas de tintura; já para
seus longos cabelos, serão necessários 120 gramas.
De acordo com a situação descrita, a quantidade, em
gramas, da tintura da cor B que Luíza deve adquirir para
pintar os seus cabelos e os de sua mãe é
A cotação de uma moeda em relação a uma segunda
moeda é o valor que custa para comprar uma unidade
da primeira moeda, utilizando a segunda moeda. Por
exemplo, se a cotação do dólar é 1,6 real, isso significa
que para comprar 1 dólar é necessário 1,6 real.
Suponha que a cotação do dólar, em reais, seja de
1,6 real, a do euro, em reais, seja de 2,4 reais e a cotação
da libra, em euros, seja de 1,1 euro.
Qual é a cotação da libra, em dólares?