O balanço de massa de qualquer elemento é a contabilização das massas de entrada e de saída em um volume de controle (V(C), além das reações e acumulações de massa no interior do sistema. A equação abaixo expressa o balanço de massa do elemento água, em termos de volume, em um modelo físico de reservatório em escala reduzida. Na equação a seguir, a variação do volume de água ao longo do tempo no VC é igual ao somatório dos volumes de entrada subtraído dos de saída, ambos expressos em m3/d.

Considerando o volume inicial do reservatório de 1 000 m3 e a equação diferencial apresentada acima, é possível calcular a variação do volume de água ao longo do tempo. Qual dos gráfi cos a seguir representa adequadamente o comportamento dos volumes de água no VC ao longo do tempo?
Os conflitos existentes entre disponibilidades hídricas e demandas envolvem não somente a questão da quantidade, mas também da qualidade dos recursos hídricos. A ocorrência de longos períodos de estiagem associada ao contínuo lançamento de efluentes em corpos hídricos superficiais causa eventos extremos de poluição. O conhecimento dos padrões de variação da vazão dos rios pode contribuir para a definição de diretrizes de uso desses recursos. Uma análise estatística utilizada em hidrologia para essa finalidade é o desenvolvimento da curva de permanência, que expressa a relação entre vazão e frequência com que esta é igualada ou superada. A figura abaixo apresenta uma curva de permanência de um rio, obtida a partir de vazões diárias de uma série histórica de 40 anos.

Considerando a curva de permanência apresentada na figura acima e a sua aplicação para o conhecimento das vazões de um rio, avalie as afirmações que se seguem.
I. O rio apresenta vazões aproximadamente constantes.
II. A construção de um reservatório a montante do ponto analisado tornará a curva de permanência mais horizontalizada.
III. A vazão que ocorre no intervalo entre 2,0 m3/s e 3,0 m3/s é igualada ou superada em 90% do tempo e, portanto, é denominada de Q90.
IV. As vazões que ocorrem em menos de 10% do tempo são as vazões mais críticas para eventos de poluição em períodos de estiagem.
É correto apenas o que se afirma em
As atividades de prospecção de petróleo, conduzidas por meio do emprego de métodos geológicos e geofísicos, têm como principal objetivo a identificação de novas jazidas.
Assinale a alternativa que apresenta método prospectivo, com alto grau de eficiência, custo relativamente baixo, sendo o mais empregado na indústria do petróleo.
O histórico de produção apresentado a seguir se refere a um reservatório de gás com pressão inicial de 129,6 kgf/cm2 e temperatura de 70 °C.

Analisando os dados acima e admitindo que para uma pressão de abandono de 36 kgf/cm2, o fator de compressibilidade do gás é 0,90, assinale a alternativa que apresenta o valor atual da reserva de gás, em 106 m3 std.
Durante a perfuração de um poço vertical, constatou-se na profundidade de 3.200 metros uma anomalia nos registros da taxa de penetração, conforme mostra o gráfico abaixo. Informações complementares mostram que no intervalo em questão não houve substituição da broca, e os parâmetros operacionais, como trajetória, massa específica do fluido de perfuração, peso e rotação sobre a broca, mantiveram-se inalterados.

Analise as afirmações que se seguem que justifiquem a mudança da tendência nos registros da taxa de penetração na profundidade reportada. I. Alteração de propriedades mecânicas da rocha, indicando uma mudança de litologia.
II. O natural desgaste da broca de perfuração, indicando a necessidade de uma manobra para a sua reposição.
III. Presença de um trecho subcompactado, indicando o topo de uma região com pressão de poros anormalmente alta.
É correto apenas o que se afirma em.