Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Os conflitos existentes entre disponibilidades hídricas e demandas envolvem não somente a questão da quantidade, mas também da qualidade dos recursos hídricos. A ocorrência de longos períodos de estiagem associada ao contínuo lançamento de efluentes em corpos hídricos superficiais causa eventos extremos de poluição. O conhecimento dos padrões de variação da vazão dos rios pode contribuir para a definição de diretrizes de uso desses recursos. Uma análise estatística utilizada em hidrologia para essa finalidade é o desenvolvimento da curva de permanência, que expressa a relação entre vazão e frequência com que esta é igualada ou superada. A figura abaixo apresenta uma curva de permanência de um rio, obtida a partir de vazões diárias de uma série histórica de 40 anos.



Considerando a curva de permanência apresentada na figura acima e a sua aplicação para o conhecimento das vazões de um rio, avalie as afirmações que se seguem.

I. O rio apresenta vazões aproximadamente constantes.

II. A construção de um reservatório a montante do ponto analisado tornará a curva de permanência mais horizontalizada.

III. A vazão que ocorre no intervalo entre 2,0 m3/s e 3,0 m3/s é igualada ou superada em 90% do tempo e, portanto, é denominada de Q90.

IV. As vazões que ocorrem em menos de 10% do tempo são as vazões mais críticas para eventos de poluição em períodos de estiagem.

É correto apenas o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282