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O jogo-da-velha é um jogo popular, originado na

Inglaterra. O nome “velha" surgiu do fato de esse jogo ser

praticado, à época em que foi criado, por senhoras idosas

que tinham dificuldades de visão e não conseguiam mais

bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversários

que, em um tabuleiro 3×3, devem conseguir alinhar

verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peças de

formato idêntico. Cada jogador, após escolher o formato da

peça com a qual irá jogar, coloca uma peça por vez, em

qualquer casa do tabuleiro, e passa a vez para o

adversário. Vence o primeiro que alinhar 3 peças.

No tabuleiro representado ao lado, estão registradas as

jogadas de dois adversários em um

dado momento. Observe que uma das

peças tem formato de círculo e a outra

tem a forma de um xis. Considere as

regras do jogo-da-velha e o fato de que,

neste momento, é a vez do jogador que

utiliza os círculos. Para garantir a vitória

na sua próxima jogada, esse jogador pode posicionar a

peça no tabuleiro de


A análise dos dados mostrados no gráfico revela que

O gráfico ao lado

modela a distância

percorrida, em km,

por uma pessoa em

certo período de

tempo. A escala de

tempo a ser adotada

para o eixo das

abscissas depende da

maneira como essa pessoa se desloca. Qual é a opção

que apresenta a melhor associação entre meio ou forma

de locomoção e unidade de tempo, quando são

percorridos 10 km?


Se a tendência de rendimento observada no gráfico, no

período de 2001 a 2008, for mantida nos próximos anos,

então o rendimento médio do plantio do café, em 2012,

será aproximadamente de

A figura ao lado mostra um

reservatório de água na forma de um

cilindro circular reto, com 6 m de

altura. Quando está completamente

cheio, o reservatório é suficiente

para abastecer, por um dia, 900

casas cujo consumo médio diário é

de 500 litros de água.

Suponha que, um certo dia, após

uma campanha de conscientização

do uso da água, os moradores das

900 casas abastecidas por esse reservatório tenham feito

economia de 10% no consumo de água. Nessa situação,


O tangram é um jogo oriental antigo, uma espécie

de quebra-cabeça, constituído de sete peças: 5 triângulos

retângulos e isósceles, 1 paralelogramo e 1 quadrado.

Essas peças são obtidas recortando-se um quadrado de

acordo com o esquema da figura 1. Utilizando-se todas as

sete peças, é possível representar uma grande diversidade

de formas, como as exemplificadas nas figuras 2 e 3


Se o lado AB do hexágono mostrado na figura 2 mede

2 cm, então a área da figura 3, que representa uma

“casinha", é igual a

A figura abaixo representa o boleto de cobrança da

mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de

2008


Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga,

em que x é o número de dias em atraso, então

A contagem de bois

Em cada parada ou pouso, para jantar ou dormir,

os bois são contados, tanto na chegada quanto na saída.

Nesses lugares, há sempre um potreiro, ou seja,

determinada área de pasto cercada de arame, ou

mangueira, quando a cerca é de madeira. Na porteira de

entrada do potreiro, rente à cerca, os peões formam a

seringa ou funil, para afinar a fila, e então os bois vão

entrando aos poucos na área cercada. Do lado interno, o

condutor vai contando; em frente a ele, está o marcador,

peão que marca as reses. O condutor conta 50 cabeças e

grita: — Talha! O marcador, com o auxílio dos dedos das

mãos, vai marcando as talhas. Cada dedo da mão direita

corresponde a 1 talha, e da mão esquerda, a 5 talhas.

Quando entra o último boi, o marcador diz: — Vinte e cinco

talhas! E o condutor completa: — E dezoito cabeças. Isso

significa 1.268 bois.

Boiada, comitivas e seus peões. In: O Estado de São Paulo,

ano VI, ed. 63, 21/12/1952 (com adaptações).

Para contar os 1.268 bois de acordo com o processo

descrito acima, o marcador utilizou

No universo pesquisado, considere que P seja o conjunto

das pessoas que vivem na rua por motivos de

alcoolismo/drogas e Q seja o conjunto daquelas cujo

motivo para viverem na rua é a decepção amorosa.

Escolhendo-se ao acaso uma pessoa no grupo pesquisado

e supondo-se que seja igual a 40% a probabilidade de que

essa pessoa faça parte do conjunto P ou do conjunto Q,

então a probabilidade de que ela faça parte do conjunto

interseção de P e Q é igual a

Fractal (do latim fractus, fração, quebrado) — objeto que

pode ser dividido em partes que possuem semelhança com

o objeto inicial. A geometria fractal, criada no século XX,

estuda as propriedades e o comportamento dos fractais —

objetos geométricos formados por repetições de padrões

similares.

O triângulo de Sierpinski, uma das formas elementares da

geometria fractal, pode ser obtido por meio dos seguintes

passos:

1- comece com um triângulo equilátero (figura 1);

2- construa um triângulo em que cada lado tenha a metade do tamanho do lado do triângulo anterior e faça três cópias;

3- posicione essas cópias de maneira que cada triângulo tenha um vértice comum com um dos vértices de cada um dos outros dois triângulos, conforme ilustra a figura 2;

4- repita sucessivamente os passos 2 e 3 para cada cópia dos triângulos obtidos no passo 3 (figura 3)


De acordo com o procedimento descrito, a figura 4 da

seqüência apresentada acima é

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