O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação,
podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Aqui está o sentido e o significado da avaliação e, como substrato, o da educação.
O planejamento participativo é o processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, ou seja, todos participam e opinam, sem que haja necessariamente nenhum tipo de processo de replanejamento constante, pois as intercorrências que acontecem na escola não podem ser previstas.
A prática educativa é voltada para o ato educativo, ou seja, é uma ação que não exige planejamento, apenas um momento de avaliação das ações que acontecem no microssistema da sala de aula.
O Pedagogo é um profissional que está apto apenas para atuar como Educador Infantil e/ou como Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leiturae da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.
O bom acolhimento modifica a concepção de um atendimento técnico e mecânico para a de um que garanta maior proximidade do cidadão e abertura de um serviço mais humano em que haja preocupação com seu bem-estar.
A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, sem dispensar esta. Entende que no espaço educativo os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.
Para Piaget, o conhecimento se dá a partir da bagagem que o sujeito já tem, ou seja, é primordial que o sujeito já tenha nascido com perspectivas de conhecimento e o meio irá moldá-lo de acordo com as próximas experiências.
Diversos estudos chegaram à conclusão de que a transdisciplinaridade é a fusão dos conceitos de interdisciplinaridade com a práticas disciplinares.
Os melhores programas aligeirados de preparação docente para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) são os que instruem sobre o uso das máquinas, pois permitem aos professores uma imediata e eficaz aplicação em sala de aula, cabendo ao aluno a reflexão sobre qual método funciona ou não.
Os educadores devem buscar uma atualização periódica dos seus saberes, pois são constantes os desafios de
uma formação docente que vise às práticas pedagógicas e esteja pautada na reflexão, que reconfigura os saberes como forma de diminuir a dicotomização entre o saber científico e o saber popular, através de um tratamento para a relação entre a teoria e prática objetivando a práxis.
Para a concretização dos objetivos e conteúdos, é essencial o uso dos métodos de ensino. Sendo o método
linear e fixo.
Para um processo de avaliação construtiva, os desempenhos são sempre provisórios ou processuais, cada resultado obtido serve de suporte para um replanejamento, que se dará apenas para o ano letivo seguinte.
A prática do processo de avaliação na escola está baseada apenas nos instrumentos que são utilizados para o fim, ou seja, para a consolidação e quantificação das provas feitas pelos alunos.
A educação ambiental nas escolas contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem
e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um
e da sociedade.