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O ato de ensinar limita-se somente aos elementos dos objetivos e conteúdo.

A avaliação é o elemento regulador, sua realização oferece informação sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem, sobre a efetividade dos outros componentes e das necessidades de ajuste, modificações que o sistema deve usufruir.

No Brasil, a inserção da educação sexual na escola operou-se a partir de um deslocamento no campo discursivo sobre a sexualidade de crianças e adolescentes. A escola passa a ser tida como um espaço de intervenção preventiva da medicina higiênica, devendo cuidar da sexualidade de crianças e adolescentes, a fim de produzir comportamentos considerados “normais”.

A didática compõe as atividades dos professores para motivar os alunos e ajudá-los a se engajarem no currículo e torná-lo significativo.

O compromisso social do professor estabelece-se como um conjunto de princípios teóricos e abstratos, que são postos às pessoas que aprendem a partir das suas propostas de ensino desvinculadas do contexto social.

Para que a educação do campo ocorra com qualidade, deve-se prestar especial atenção às raízes da mulher e do homem do campo, que se expressam em culturas distintas, e perceber os processos de interação e transformação aos quais as comunidades rurais estão sujeitas.

Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo
objetivos escolares implícitos ou explícitos que, por sua vez, refletem valores e normas sociais.

Os conteúdos estão relacionados apenas ao que diz respeito à matéria curricular, à transmissão de informações, numa relação estática, atendendo sempre às necessidades dos alunos para a aquisição do conhecimento.

As estratégias de ensino e aprendizagem são definidas como o caminho que facilitará a passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos propostos, tanto os de natureza               técnico-profissional como os de desenvolvimento individual como pessoa humana e como agente transformador.

É muito importante a contextualização do currículo, pois essa medida possibilita a produção de conhecimentos
significativos, coerentes e configuradores de uma escola democrática.

A avaliação da aprendizagem exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder à melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas
toda a atuação do sistema e prática pedagógica do professor.

Antecipar os objetivos com base no contexto dos alunos, assim como os conhecimentos que se pretende construir, permite ao docente analisar e reorganizar sua prática de acordo com cada situação.

Em uma instituição de ensino, o atendimento ao público constitui, frequentemente, um serviço que resulta da
sinergia de multivariáveis: a conduta do usuário dos serviços, as atividades dos colaboradores envolvidos na
situação, a organização do trabalho e as condições físico-ambientais e instrumentais.

Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que apenas a equipe pedagógica seja sensibilizada e preparada para uma mudança inclusiva, já que a família já compreende a convivência diária do aluno.

Os métodos estão relacionados aos meios para atingir os objetivos, assim, determinam as ações elencadas pelo docente que, em conjunto com os alunos, busca contemplar a efetivação do ensino, antecedendo-o de
maneira planejada.

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