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A Educação Montessoriana está centrada no próprio educando e tem por objetivo levá-lo ao conhecimento
consciente do que é real.

O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escolar pretende ou idealiza fazer,
compreendendo seus objetivos, suas metas e suas estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas
atividades pedagógicas como às funções administrativas.

A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes à sua natureza.

No que dizia respeito ao desenvolvimento humano, Vygotsky propunha uma abordagem pautada pela pedologia – ciência que estuda os aspectos biológicos, fisiológicos e morfológicos das crianças.

O coordenador pedagógico é um agente articulador e formador que transforma as instituições escolares e
contribui fortemente para o êxito das entidades de ensino. É necessária uma formação específica e consistente para a eficiência desse profissional nas suas ações.

A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas.

A integralidade na educação se constrói através de linguagens diversas, desenvolvendo o aspecto cognitivo
em variadas atividades e circunstância; e os aspectos afetivo, físico e social se dá em outros momentos de
atividades.

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício pleno da
docência apenas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

À luz do Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância é uma modalidade
educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Na busca de desenvolver em cada um a forma adequada de usufruir dos bens naturais sem provocar danos ao
meio ambiente, a educação ambiental na escola deve ser trabalhada de forma discutida em cada sala de aula, na disciplina de ciências e dissociada das demais áreas de conhecimento.

O currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico que materializa intenções e orientações previstas no projeto em objetivos e conteúdos, sendo muito importante que esteja totalmente alinhado e direcionado apenas à escola específica para o qual foi criado.

O Pedagogo e os professores da sala de aula regular devem conhecer a legislação que normatiza o trabalho da sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.

A prática educativa não precisa ser teoricamente fundamentada, pois a formação inicial do educador já é, por si só, demasiadamente teórica.

Para que o pedagogo possa orientar e dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores, assim como acompanhar o desenvolvimento dos alunos, é primordialque ele conheça as especificidades de cada “dificuldade” e as características específicas de cada deficiência a ser trabalhada no ambiente escolar.

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