Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A aprendizagem dos conteúdos atitudinais se dá por atividades que favoreçam a compreensão do conceito, a fim de utilizá-lo para a interpretação ou conhecimento de situações.

Em uma realidade social concreta, o processo educacional ocorre por meio de instituições específicas (família, igreja, escola, comunidade etc.) que se tornam porta-vozes de uma determinada doutrina pedagógica.

A rotatividade de professores não interfere no desenvolvimento do aluno na sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, afinal eles não têm padrão fixo na escola, mudando a cada ano. Esse fato, entretanto, não prejudica a continuidade do trabalho e, em alguns casos, não há que se falar em dificuldade de adaptação do educando.

A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o que foi planejado para a
ação, exatamente como foi planejado, sem possibilidade de reorganizar, pois o planejamento já está posto.

Para o cumprimento dos objetivos educacionais, é necessário, apenas, que os educadores se dediquem aos
aspectos internos da escola e do ensino, pois é na sala de aula que esses aspectos se concretizam.

Segundo Perrenoud, nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas excludentes: a formativa e a somativa.

É de fundamental importância construir relações interpessoais harmoniosas dentro do ambiente de trabalho, na instituição de ensino, visando ao bem-estar de todos, o sucesso profissional e o bom andamento do trabalho.

O plano de ensino deve apresentar uma sequência coerente e compreender os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem. Ele sempre deve seguir um modelo fixo.

Uma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como
também se iguala à organização de ensino disciplinar.

A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do indivíduo com a natureza e com as outras pessoas, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação possibilita conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não
da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.

O papel do professor é provocar desequilíbrios – no sentido piagetiano, mediar de forma crítica a relação dos
estudantes com o conhecimento e desencadear reflexões, a fim de possibilitar-lhes a construção do saber, a capacidade de aprender a aprender e o desenvolvimento ético, político, pessoal, profissional e da cidadania.

A meta 5 do Plano Nacional de Educação é a mais urgente, pois enfatiza que é necessário alfabetizar todas
as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do Ensino Fundamental.

Para aprender, isto é, organizar, estruturar, explicar e sistematizar o conhecimento, o sujeito relaciona os conhecimentos novos com os prévios, com a realidade e a cultura de forma crítica e reflexiva, é o que defende a prática educativa emergente.

A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e
por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um
modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem,
expresso na teoria e na prática pedagógica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282