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Folha de respostas:

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Sobre os diferentes pensadores, escolas ou teorias que influenciaram as abordagens administrativas, considere as seguintes afirmativas:
I. Taylor realizou extensos estudos de todos os componentes da produção. Utilizou a observação e medição mediante experimentos controlados. Sua teoria consistiu em aplicar o método científico à administração.
II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação a atuação do administrador e cuidou, na sua essência, de organizar as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu foco de estudo para a função do administrador, é conhecida como a Escola de Chefes.
III. Maslow realizou experiências com os trabalhadores da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para defender a influência de fatores motivacionais sobre a produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais baixos.
IV. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e dependentes, que fazem sentido se tratadas isoladamente.
V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria contingencial tem ênfase na estrutura Assinale a alternativa correta:

Grande número de pesquisas indica que os tomadores de decisões permitem que erros e vieses sistemáticos atrapalhem seus julgamentos. O viés definido como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro é:

Paulo é dirigente de uma organização e escolheu como método de departamentalização dessa empresa aquele baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função organizacional. Nesse caso Paulo aderiu ao tipo de departamentalização:

O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Assinale (01) nas alternativas referentes ao Planejamento Estratégico; (02) para Planejamento Tático e (03) para Planejamento Operacional. (1,0)
( ) Definição de objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos. ( ) Definição dos procedimentos e processos específicos.
( ) Foco na organização como um todo.
( ) Forte orientação externa.
( ) Orientação de longo prazo.
( ) Foco em unidades ou departamentos da organização.
( ) Foco em tarefas rotineiras.
( ) Orientação de médio prazo.
( ) Definição de objetivos gerais e planos genéricos.
( ) Definição das principais ações a empreender para cada unidade.
A sequência está correta em:

Os administradores desempenham um conjunto de papéis – padrões de comportamentos esperados – na sua ação gerencial e precisam desenvolver algumas habilidades. A capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e integrar o comportamento de suas partes, diz respeito às habilidades:

Na Era do Conhecimento, os seres humanos são obrigados a lidar com uma infinidade de conceitos, ferramentas e elementos ao mesmo tempo em que acumulam, digerem e tornam utilizável uma quantidade absurda de informações diariamente. Há, visivelmente, um confronto ocorrendo neste exato momento entre o que conhecemos por Era Industrial e o que convencionamos chamar de Era do Conhecimento. Enumere as características que definem cada uma dessas Eras ou fases com (1) para Era do Conhecimento e (2) para Era Industrial.
( ) Hierarquia rígida;
( ) Conformidade – indivíduos aceitam as mesmas tarefas, as mesmas funções e a mesma remuneração praticamente a vida toda;
( ) Igualdade de oportunidades e individualismo;
( ) Criatividade e diversidade de ideias, opiniões e visões de mundo;
( ) Descentralização e autonomia;
( ) Divisão do trabalho e hiper-especialização do trabalhador;
( ) Sustentabilidade;
( ) Padronização e rotineirização dos serviços e atividades;
A sequência correta é:

Análise a seguir, o conjunto de características de uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se à ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, pois são básicos para sua flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos ou relações formais previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental, considera que a Administração nunca é igual em todas as organizações, e que pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.
Diante das características delineadas e considerando a classificação de Likert, a organização supracitada apresenta um sistema:

Qual das alternativas abaixo melhor explica as diferenças entre Estratégia e Planejamento Estratégico:

A teoria de motivação que defende que os indivíduos comparam esforços realizados e as recompensas obtidas de seu trabalho com aqueles de outros funcionários e respondem de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas, é:

Em relação a administração estratégica, assinale a alternativa INCORRETA:

As teorias organizacionais têm como objetivo compreender as organizações como um fenômeno social e desenvolver modelos explicativos ou descritivos de práticas organizacionais. Sobre essas teorias, analise as afirmativas, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Movimento da Administração Científica foi a escola pioneira de pensamento administrativo que buscou sintetizar um conjunto de princípios de gestão eficiente dos processos operacionais de trabalho, tendo por base a crença de que existe uma única maneira certa de desempenhar cada tarefa.
( ) Foi a partir da abordagem comportamental que as Organizações passaram a ser vistas como um ambiente aberto. Assim, o ser humano deixou de ser percebido como um homem econômico e passou a ser visto como um homem social.
( ) O Enfoque Contingencial se baseia num conjunto de pesquisas empíricas que buscam identificar as principais contingências, isto é, as características (internas e externas) que podem influenciar a estrutura de uma organização.
A sequência está correta em

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