Sobre os diferentes pensadores, escolas ou teorias
que influenciaram as abordagens administrativas,
considere as seguintes afirmativas:
I. Taylor realizou extensos estudos de todos os
componentes da produção. Utilizou a observação e
medição mediante experimentos controlados. Sua
teoria consistiu em aplicar o método científico à
administração.
II. A Teoria Clássica da Administração, a partir dos
estudos de Henry Fayol, tinha como maior preocupação
a atuação do administrador e cuidou, na sua essência,
de organizar as funções de planejamento, organização,
comando, coordenação e controle. Por ter dirigido seu
foco de estudo para a função do administrador, é
conhecida como a Escola de Chefes.
III. Maslow realizou experiências com os trabalhadores
da fábrica de Hawthorne e utilizou seus resultados para
defender a influência de fatores motivacionais sobre a
produtividade no trabalho. Em seguida, propôs a
divisão hierárquica em que as necessidades de níveis
mais altos devem ser satisfeitas antes das necessidades
de níveis mais baixos.
IV. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi
Ludwig Von Bertalanffy, ressalta a importância da
organização ser vista como um sistema, ou seja, um
conjunto de partes interagentes e dependentes, que
fazem sentido se tratadas isoladamente.
V. A Teoria das Relações Humanas, a Teoria
Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional
têm ênfase nas pessoas. Enquanto a Teoria
contingencial tem ênfase na estrutura
Assinale a alternativa correta:
Grande número de pesquisas indica que os tomadores de decisões permitem que erros e vieses sistemáticos atrapalhem seus julgamentos. O viés definido como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro é:
Paulo é dirigente de uma organização e escolheu como método de departamentalização dessa empresa aquele baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função organizacional. Nesse caso Paulo aderiu ao tipo de departamentalização:
O planejamento é a função da administração
responsável pela definição dos objetivos da
organização e pela concepção de planos que integram
e coordenam suas atividades. Assinale (01) nas
alternativas referentes ao Planejamento Estratégico;
(02) para Planejamento Tático e (03) para
Planejamento Operacional. (1,0)
( ) Definição de objetivos que especificam os
resultados esperados de grupos ou indivíduos.
( ) Definição dos procedimentos e processos
específicos.
( ) Foco na organização como um todo.
( ) Forte orientação externa.
( ) Orientação de longo prazo.
( ) Foco em unidades ou departamentos da organização.
( ) Foco em tarefas rotineiras.
( ) Orientação de médio prazo.
( ) Definição de objetivos gerais e planos genéricos.
( ) Definição das principais ações a empreender para cada unidade.
A sequência está correta em:
Os administradores desempenham um conjunto de papéis – padrões de comportamentos esperados – na sua ação gerencial e precisam desenvolver algumas habilidades. A capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e integrar o comportamento de suas partes, diz respeito às habilidades:
Na Era do Conhecimento, os seres humanos são
obrigados a lidar com uma infinidade de conceitos,
ferramentas e elementos ao mesmo tempo em que
acumulam, digerem e tornam utilizável uma
quantidade absurda de informações diariamente. Há,
visivelmente, um confronto ocorrendo neste exato
momento entre o que conhecemos por Era Industrial e
o que convencionamos chamar de Era do
Conhecimento. Enumere as características que
definem cada uma dessas Eras ou fases com (1) para
Era do Conhecimento e (2) para Era Industrial.
( ) Hierarquia rígida;
( ) Conformidade – indivíduos aceitam as mesmas
tarefas, as mesmas funções e a mesma remuneração
praticamente a vida toda;
( ) Igualdade de oportunidades e individualismo;
( ) Criatividade e diversidade de ideias, opiniões e
visões de mundo;
( ) Descentralização e autonomia;
( ) Divisão do trabalho e hiper-especialização do
trabalhador;
( ) Sustentabilidade;
( ) Padronização e rotineirização dos serviços e
atividades;
A sequência correta é:
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
Qual das alternativas abaixo melhor explica as diferenças entre Estratégia e Planejamento Estratégico:
A teoria de motivação que defende que os indivíduos comparam esforços realizados e as recompensas obtidas de seu trabalho com aqueles de outros funcionários e respondem de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas, é:
Em relação a administração estratégica, assinale a alternativa INCORRETA:
As teorias organizacionais têm como objetivo
compreender as organizações como um fenômeno
social e desenvolver modelos explicativos ou
descritivos de práticas organizacionais. Sobre essas
teorias, analise as afirmativas, marcando V para as
verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Movimento da Administração Científica foi a
escola pioneira de pensamento administrativo que
buscou sintetizar um conjunto de princípios de gestão
eficiente dos processos operacionais de trabalho,
tendo por base a crença de que existe uma única
maneira certa de desempenhar cada tarefa.
( ) Foi a partir da abordagem comportamental que as
Organizações passaram a ser vistas como um ambiente
aberto. Assim, o ser humano deixou de ser percebido
como um homem econômico e passou a ser visto como
um homem social.
( ) O Enfoque Contingencial se baseia num conjunto
de pesquisas empíricas que buscam identificar as
principais contingências, isto é, as características
(internas e externas) que podem influenciar a estrutura
de uma organização.
A sequência está correta em