O Brasil é um país multiétnico e pluricultural, portanto, todos devem ser incluídos, e ter garantido o direito de aprender e de desenvolver
conhecimentos, sem precisar negar a sua identidade, nem a sua ascendência étnico/racial. Uma análise cuidadosa à luz “História e Cultura Afro Brasileira e Africana” permite afirmar que essa inclusão em prática de maneira decidida e apropriada no cotidiano da vida escolar, certamente, estaremos trabalhando com indicadores da qualidade da educação, considerando:
Está(ão) correta(s):
“A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender –se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a
tratá-lo como um ser passivo e manipulável”.
Nessa linha de depreensão, pode-se afirmar que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem no(a)/(s):
Estão corretos:
As capacidades definidas nos objetivos educativos são o referencial básico de todo processo de ensino – aprendizagem e, portanto, da avaliação.
(...) Quando se considera que um aluno tem que conhecer um fato, o nome da capital de um determinado país, a descrição de um acontecimento ou a relação das obras mais importantes de um determinado escritor, pretende-se que ele saiba dizer com a máxima fidelidade o que está sendo cobrado.
(ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – Como ensinar.Editora ARTMED. Porto Alegre.p.202.)
O enunciado permite identificar o seguinte tipo de avaliação dos conteúdos:
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei 10.639/03, fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. Portanto, os professores exercem importante papel ___________________________________.
(https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategiasensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afrobrasileira-africana.htm)
Marque a alternativa com dados coerentes para dar sentido ao enunciado, conforme institui a Lei nº 10.639/03.
Analise os textos seguintes. Após análise, marque os que se afinam no sentido contextual e que podem ser relacionados aos
“Fundamentos da Educação” com melhor propriedade.