Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O pentagrama ou pauta musical é o sistema de pauta moderno que simboliza a representação da nota musical. Essa nota, por sua vez, representa:

Com a popularização dos computadores e a disseminação da internet, surgem novas tecnologias capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem musical. A tecnologia pode ser utilizada para aprender conteúdos musicais ou pode ser utilizada para produzir novos objetos multimídia que serão utilizados, posteriormente, no processo de construção do conhecimento musical. A tecnologia oferece recursos e descortina possibilidades para que se possa atingir objetivos específicos, sendo assim, um fator:

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso de arte, também artísticas e estéticas. Quando caracterizadas em seus diferentes momentos históricos, ajudam a compreender melhor a questão do processo educacional. As correlações dos movimentos culturais com a arte e com a educação em arte não acontecem no vazio, as mudanças que ocorrem são caracterizadas:

O século XX foi marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram o comportamento político-social da atualidade. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes a esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. Um dos Movimentos Artísticos mais importantes do início desse século foi o Cubismo, que tinha como principal característica a:

A metodologia educativa na área artística inclui escolhas profissionais do professor quanto aos assuntos em arte, contextualizados e a serem trabalhados com os alunos nos cursos. Referem-se também à determinação de métodos educativos, ou seja, de:

Sagihengu e Kamukuwaká, localizados na região do Alto Xingu, são dois lugares sagrados para as comunidades indígenas que ali vivem. Locais sagrados que integram a maior festa ritualística dessas comunidades, o Kuarup. Em 2016, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, Sagihengu e Kamukuwaká foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura. Ao serem tombados e, portanto, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, é possível dizer que tanto os espaços territoriais e/ou as áreas ocupadas por indígenas quanto às práticas culturais e sociais neles realizadas passam a ser:

Dançar ultrapassa o limite de executar movimentos, é também viver, expressar, refletir e produzir simbologias. Por isso, um ensino da dança que englobe uma visão de totalidade passa necessariamente por suas:

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos:

Partindo do pressuposto de que o professor de Educação Musical necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para que assim, possa entender a(o):

As possibilidades de interação entre os conhecimentos musicais e extramusicais, tanto para o lado da prática e do estudo da música, quanto para as áreas com as quais esta interage, são as várias possíveis interfaces a serem exploradas entre o conhecimento musical as ciências humanas, exatas e biológicas. Essas interações entre as disciplinas, além de expandir as conexões e os conhecimentos interdisciplinares dos estudantes são capazes, sobretudo, de:

A Abordagem Triangular propõe um currículo abrangente, ao oferecer aos participantes um envolvimento com as artes, ensinando-lhes a olhar a arte, a utilização de técnicas de produção artística, aprendizagem das linguagens, do fazer, e entender:

As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, que são divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já as peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contêm:

A arte tem funcionalidade e propósito. Ela é dialética, comunicativa e tem muitas linguagens. Como existem muitas culturas, há muitas formas de arte que devem se relacionar reciprocamente nos programas educativos. Sendo assim, a arte representa:

Faz-se necessário no espaço escolar o acesso ao universo da dança e a desmistificação de sua imagem apenas como elemento/espetáculo folclórico, normalmente de caráter contemplativo. É preciso passar a entendê-la como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo, bem como, pela:

O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282