O pentagrama ou pauta musical é o sistema de pauta moderno que simboliza a representação da nota musical. Essa nota, por sua vez, representa:
Com a popularização dos computadores e a disseminação da internet, surgem novas tecnologias capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem musical. A tecnologia pode ser utilizada para aprender conteúdos musicais ou pode ser utilizada para produzir novos objetos multimídia que serão utilizados, posteriormente, no processo de construção do conhecimento musical. A tecnologia oferece recursos e descortina possibilidades para que se possa atingir objetivos específicos, sendo assim, um fator:
As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso de arte, também artísticas e estéticas. Quando caracterizadas em seus diferentes momentos históricos, ajudam a compreender melhor a questão do processo educacional. As correlações dos movimentos culturais com a arte e com a educação em arte não acontecem no vazio, as mudanças que ocorrem são caracterizadas:
O século XX foi marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram o comportamento político-social da atualidade. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes a esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. Um dos Movimentos Artísticos mais importantes do início desse século foi o Cubismo, que tinha como principal característica a:
A metodologia educativa na área artística inclui escolhas profissionais do professor quanto aos assuntos em arte, contextualizados e a serem trabalhados com os alunos nos cursos. Referem-se também à determinação de métodos educativos, ou seja, de:
Sagihengu e Kamukuwaká, localizados na região do Alto Xingu, são dois lugares sagrados para as comunidades indígenas que ali vivem. Locais sagrados que integram a maior festa ritualística dessas comunidades, o Kuarup. Em 2016, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, Sagihengu e Kamukuwaká foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura. Ao serem tombados e, portanto, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, é possível dizer que tanto os espaços territoriais e/ou as áreas ocupadas por indígenas quanto às práticas culturais e sociais neles realizadas passam a ser:
Dançar ultrapassa o limite de executar movimentos, é também viver, expressar, refletir e produzir simbologias. Por isso, um ensino da dança que englobe uma visão de totalidade passa necessariamente por suas:
O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira. Os bens culturais imateriais estão relacionados aos:
Partindo do pressuposto de que o professor de Educação Musical necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para que assim, possa entender a(o):
As possibilidades de interação entre os conhecimentos musicais e extramusicais, tanto para o lado da prática e do estudo da música, quanto para as áreas com as quais esta interage, são as várias possíveis interfaces a serem exploradas entre o conhecimento musical as ciências humanas, exatas e biológicas. Essas interações entre as disciplinas, além de expandir as conexões e os conhecimentos interdisciplinares dos estudantes são capazes, sobretudo, de:
A Abordagem Triangular propõe um currículo abrangente, ao oferecer aos participantes um envolvimento com as artes, ensinando-lhes a olhar a arte, a utilização de técnicas de produção artística, aprendizagem das linguagens, do fazer, e entender:
As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, que são divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já as peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contêm:
A arte tem funcionalidade e propósito. Ela é dialética, comunicativa e tem muitas linguagens. Como existem muitas culturas, há muitas formas de arte que devem se relacionar reciprocamente nos programas educativos. Sendo assim, a arte representa:
Faz-se necessário no espaço escolar o acesso ao universo da dança e a desmistificação de sua imagem apenas como elemento/espetáculo folclórico, normalmente de caráter contemplativo. É preciso passar a entendê-la como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo, bem como, pela:
O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo: