O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:
A organização curricular escolar, bem como a formação dos docentes na nossa sociedade, se tornou extremamente específica, limitando assim, a visualização da conexão entre a Educação Musical e a relação entre os conteúdos estudados nas outras disciplinas. Uma das maneiras de não perder a visão holística de educação é despertar para a:
A linguagem visual se organiza por intermédio de um sistema de representações simbólicas influenciado por significações que fazem parte de uma determinada cultura. Ler a imagem torna-se, assim, uma ação de desconstrução e reconstrução da imagem, o leitor tenta compreender a sua materialidade, a maneira como foi:
Peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maracá, o carimbó é considerado um gênero de dança. O ritmo sofreu proibição, até as primeiras décadas do século XX, através da repressão governamental, devido à:
Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte, como tradicionalmente definido pelas artes plásticas, em diálogo com a Teoria do não objeto. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse:
Dançar é uma das maneiras adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. A prioridade é levar o aluno a:
Na prática do teatro na escola, é comum, já no primeiro momento das aulas, os integrantes trabalharem utilizando o corpo para se expressar e resolver problemas. Nas improvisações em que um contracena com outro sem texto prévio, o aluno necessita desenvolver a capacidade de:
A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:
Desenvolvido pelo compositor alemão Carl Orff, o método Orff utiliza um instrumental especialmente elaborado para crianças, incluindo xilofones, metafones pentatônicos e tambores de pequenas dimensões. Assim, o aluno é levado a construir:
De acordo com a autora Rosa lavelberg, a produção artística é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. Portanto, o estudante deve ter a chance de:
A arte é um fenômeno cultural carregado de complexidade e que abre perspectivas para a criação e produção de processos comunicativos, na medida em que favorece:
Chegando a terras brasileiras, o Barroco teve grande presença na região de Minas Gerais, onde recebeu uma série de características que muito o particularizavam. Por se tratar de um tipo de arte que não rompeu radicalmente com o Renascimento, o Barroco expressou a religiosidade católica sem abandonar a exploração dos sentimentos e o emprego de curvas que demarcaram a arte renascentista. No Brasil, tais concepções foram expressas com o emprego de materiais como o(a):
Investigar a dança a partir da cultura corporal de movimento que se estabelece em espaços escolares, é adentrar no universo cultural e social de corpos historicamente construídos e, consequentemente, referir-se:
Por meio de jogos e da encenação propriamente dita, o teatro na escola colabora não só para a promoção do sentimento de pertencimento do aluno em relação à comunidade escolar, como também, para a ampliação da(o):
A música é uma sequência de sons e silêncio organizados harmoniosamente e é uma prática cultural presente nos grupos humanos. E uma linguagem que pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com: