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O reconhecimento do direito à educação escolar específica e diferenciada para os povos indígenas brasileiros prevê o direito à reorganização das bases educativas escolares, de modo que atendam aos interesses, às demandas e às dinâmicas culturais e interculturais próprias de cada povo. Esse direito, previsto não somente nos referenciais como em outros dispositivos legais concernentes à educação escolar indígena, diz respeito, especificamente, a um elemento fundamental no processo educativo em seu caráter cultural, que é o

Em conformidade com o supracitado decreto, é correto afirmar que os territórios etnoeducacionais

Uma das dimensões mais importantes do projeto políticopedagógico (PPP) da escola indígena é a definição de sua política linguística, em conformidade com a realidade sociolinguística da comunidade e com os respectivos interesses e projetos de futuro quanto ao uso e à vitalidade das línguas. No que tange à política linguística que compõe o PPP da escola indígena, assinale a alternativa correta.

A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de

Conforme a Lei nº 18.969/2015, no processo educacional, é preciso articular o ambiente escolar a outros espaços comunitários, a fim de que sejam garantidos o desenvolvimento sustentável e a preservação da identidade cultural das etnias indígenas. A esse respeito, é correto afirmar que, para isso ocorrer de fato, é necessário que as (os)

Quanto aos territórios etnoeducacionais, assinale a alternativa correta.

Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP. Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.

O currículo é uma parte central do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, uma vez que é nele que os conhecimentos a serem desenvolvidos por meio da prática educativa são sistematizados e organizados de acordo com cada fase do ensino. A esse respeito, é correto afirmar que o currículo da escola indígena, tendo garantido o direito de ser específico e diferenciado, deve

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