O reconhecimento do direito à educação escolar específica e diferenciada para os povos indígenas brasileiros prevê o direito à reorganização das bases educativas escolares, de modo que atendam aos interesses, às demandas e às dinâmicas culturais e interculturais próprias de cada povo. Esse direito, previsto não somente nos referenciais como em outros dispositivos legais concernentes à educação escolar indígena, diz respeito, especificamente, a um elemento fundamental no processo educativo em seu caráter cultural, que é o
O segundo semestre letivo do ano de 2021 foi repleto de atividades na Escola, devido à volta às aulas presenciais após quase dois anos de fechamento das escolas, causado pela pandemia da Covid-19 que provocou isolamento social. Os professores e a gestão escolar fizeram diversas reuniões para preparar o retorno, não apenas adaptando a escola aos protocolos sanitários, mas também preparando a recepção dos estudantes, a reorganização curricular, o acolhimento às famílias e o apoio aos professores inseguros em relação ao trabalho a ser feito. Após diversas reuniões com a comunidade interna e externa, Maria daConceição, coordenadora pedagógica, considerou a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades:
I. Solicitar aprovação dos órgãos centrais da rede de ensino antes de colocar em prática as decisões da comunidade escolar.
II. Discutir com os estudantes como foram as vivências no período fora da escola e produzir cartazes sobre os sentimentos, medos e ansiedades envolvidos nesse retorno, a fim de valorizar e ressignificar o espaço escolar.
III. Apresentar o plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Educação, para que os professores ensinem todos os conteúdos que haviam sido previstos no currículo em 2020 e 2021.
IV. Realizar campanhas de arrecadação de alimentos e materiais escolares para distribuição aos membros da comunidade mais atingidos pelos efeitos da pandemia, como desemprego e problemas financeiros.
São atividades concernentes com as concepções de escola produtora de conhecimento e de vivências democráticas o que se afirma APENAS em
A escola necessita oferecer condições de aprendizagem em diferentes contextos e situações para que o aluno busque sentido e motivação para frequentá-la. Será que é preciso
reinventar a escola e o fazer pedagógico para engajar o aluno no processo de aprendizagem? As estratégias metodológicas utilizadas são um fator importante no contexto escolar, bem como o cenário atual, com uma diversidade de tecnologia de informação e comunicação. Para Moran (2018), hoje, o relevante para o processo ensino aprendizagem é: