A assimilação estética de um espetáculo desportivo será tanto mais limpa dos miasmas da alienação quanto maior for a formação e vivências desportivas do espectador. Ao formarmos seres com vivências e cultura desportivas, ajudamos a desenvolver a antítese do homem-massa. Esse paradigma de desporto que se deve constituir como a referência da nossa práxis profissional: o desporto como assimilação vivencial, sentida, única de corpos felizes em ação e movimento”. (SANTOS, 2017) Deve-se encarar o desporto como:
De acordo com as competências físicas, afirma-se: ( ) As competências físicas consistem em habilidades de planejar, trabalhar, decidir, descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações relacionadas diretamente com a capacidade física do ser humano, mais especificamente, à sua condição físico-motora. ( ) As competências físicas motoras coordenativas são aquelas ligadas ao processo energético e metabólico, sendo determinadas pela obtenção e transformação de energia. ( ) As competências físicas motoras condicionais são essencialmente determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central e atuam na precisão, direção, alteração e controle do movimento, constituindo-se, portanto, na base para a aprendizagem motora. Ao se considerar V às assertivas verdadeiras e F às falsas, a correta sequência é encontrada em: