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Analise as afirmativas abaixo sobre políticas linguísticas para surdos e assinale com V as

verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Lei nº 10.436/2005 dispõe sobre a Libras e versa que o ensino dessa língua

deve ser garantido nos cursos de Educação Especial, Magistério de níveis médio e

superior e Fonoaudiologia.

( ) O Decreto que regulamenta a Lei de Libras versa que a formação de instrutor de

Libras de nível médio deve ser realizada por: ( I ) cursos de educação profissional;

( II ) cursos de formação continuada promovidos por escolas de nível superior; ( III )

cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por

secretarias de educação.

( ) A partir da publicação da Lei de Libras, as instituições de educação básica e as de

educação superior poderão incluir o professor de Libras em seu quadro no

magistério.

( ) O exame de proficiência em Libras (Prolibras) deve ser realizado por banca

examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos

e linguistas de instituições de educação superior.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre Educação bilíngue no contexto da educação

inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nos últimos anos, tem–se observado que, quando a escola muda a sua política

para uma abordagem bilíngue, isso não significa uma aceitação real do uso da

língua e do contexto no qual ela ocorre, e não implica que a língua seja usada em

toda a escola.

( ) Pelo fato de haver uma razoável quantidade de pessoas surdas com formação e

qualificação para atuarem como professores, esses são escolhidos

prioritariamente para serem professores de classes de surdos, servindo como

modelo bilíngue, sendo, também atribuído um status prioritário à língua pela

posição que esses sujeitos ocupam na escola.

( ) Com a introdução do bilinguismo na escola, a maioria dos professores não têm um

bom domínio da língua de sinais, ou seja, eles nunca aprendem a língua de sinais

num nível alto o bastante para o ensino e não possuem conhecimento gramatical

suficiente dessa língua para apoiar o seu aprendizado.

( ) O desenvolvimento da escola só será efetivo, se a família for reconhecida como a

unidade bilíngue básica. Sem o envolvimento da família no processo, o

desenvolvimento bilíngue será limitado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Conforme Soares (2005), a primeira escola de surdos a ser criada foi o

De acordo com Soares (2005 ), a proposta da educação dos alunos surdos do Instituto

Nacional de Surdos–Mudos teve como referência

Quadros (1997), com base em Sánchez (1993), apresenta quatro metas da escola

venezuelana, que é um modelo de educação bilíngue.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde exatamente ao modelo de educação bilíngue

apresentado por Quadros.

A Libras, assim como outras línguas de sinais, ainda é desconhecida pela maioria das

pessoas. Por esse motivo, existem algumas concepções inadequadas sobre essa língua

que ainda persistem entre os ouvintes.

Assinale a alternativa que NÃO se enquadra entre os mitos sobre as línguas de sinais.

Observe os pares de sinais apresentados abaixo:


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o processo envolvido na

formação/modificação desses sinais.

O Decreto 5626 afirma que as instituições federais de ensino responsáveis pela educação

básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva por meio

de

Diante de vários problemas apresentados sobre a atuação do IE no ambiente escolar,

Lacerda (2009), baseando–se principalmente no Decreto 5.626, faz um questionamento

que vai também de encontro aos anseios da Comunidade Surda.

Sobre a inclusão de surdos nos moldes do decreto 5.626, assinale a alternativa

CORRETA.

Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o

alfabeto manual.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o

alfabeto manual.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a cores:


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Perlin aponta as múltiplas identidades das pessoas surdas que se apresentam na

comunidade. Relacione as identidades na COLUNA II com as definições na COLUNA I.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Como a maioria das crianças surdas provém de famílias ouvintes, a Libras não é

adquirida naturalmente por essas crianças desde o nascimento e elas precisam passar

por um processo em que essa língua lhes seja ensinada.

Sobre o ensino da Libras a crianças surdas, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Soares (2005), um dos primeiros educadores de surdos foi

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