Analise as afirmativas abaixo sobre políticas linguísticas para surdos e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Lei nº 10.436/2005 dispõe sobre a Libras e versa que o ensino dessa língua
deve ser garantido nos cursos de Educação Especial, Magistério de níveis médio e
superior e Fonoaudiologia.
( ) O Decreto que regulamenta a Lei de Libras versa que a formação de instrutor de
Libras de nível médio deve ser realizada por: ( I ) cursos de educação profissional;
( II ) cursos de formação continuada promovidos por escolas de nível superior; ( III )
cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por
secretarias de educação.
( ) A partir da publicação da Lei de Libras, as instituições de educação básica e as de
educação superior poderão incluir o professor de Libras em seu quadro no
magistério.
( ) O exame de proficiência em Libras (Prolibras) deve ser realizado por banca
examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos
e linguistas de instituições de educação superior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre Educação bilíngue no contexto da educação
inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nos últimos anos, tem–se observado que, quando a escola muda a sua política
para uma abordagem bilíngue, isso não significa uma aceitação real do uso da
língua e do contexto no qual ela ocorre, e não implica que a língua seja usada em
toda a escola.
( ) Pelo fato de haver uma razoável quantidade de pessoas surdas com formação e
qualificação para atuarem como professores, esses são escolhidos
prioritariamente para serem professores de classes de surdos, servindo como
modelo bilíngue, sendo, também atribuído um status prioritário à língua pela
posição que esses sujeitos ocupam na escola.
( ) Com a introdução do bilinguismo na escola, a maioria dos professores não têm um
bom domínio da língua de sinais, ou seja, eles nunca aprendem a língua de sinais
num nível alto o bastante para o ensino e não possuem conhecimento gramatical
suficiente dessa língua para apoiar o seu aprendizado.
( ) O desenvolvimento da escola só será efetivo, se a família for reconhecida como a
unidade bilíngue básica. Sem o envolvimento da família no processo, o
desenvolvimento bilíngue será limitado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Conforme Soares (2005), a primeira escola de surdos a ser criada foi o
De acordo com Soares (2005 ), a proposta da educação dos alunos surdos do Instituto
Nacional de Surdos–Mudos teve como referência
Quadros (1997), com base em Sánchez (1993), apresenta quatro metas da escola
venezuelana, que é um modelo de educação bilíngue.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde exatamente ao modelo de educação bilíngue
apresentado por Quadros.
A Libras, assim como outras línguas de sinais, ainda é desconhecida pela maioria das
pessoas. Por esse motivo, existem algumas concepções inadequadas sobre essa língua
que ainda persistem entre os ouvintes.
Assinale a alternativa que NÃO se enquadra entre os mitos sobre as línguas de sinais.
Observe os pares de sinais apresentados abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o processo envolvido na
formação/modificação desses sinais.
O Decreto 5626 afirma que as instituições federais de ensino responsáveis pela educação
básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva por meio
de
Diante de vários problemas apresentados sobre a atuação do IE no ambiente escolar,
Lacerda (2009), baseando–se principalmente no Decreto 5.626, faz um questionamento
que vai também de encontro aos anseios da Comunidade Surda.
Sobre a inclusão de surdos nos moldes do decreto 5.626, assinale a alternativa
CORRETA.
Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o
alfabeto manual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o
alfabeto manual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a cores:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Perlin aponta as múltiplas identidades das pessoas surdas que se apresentam na
comunidade. Relacione as identidades na COLUNA II com as definições na COLUNA I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Como a maioria das crianças surdas provém de famílias ouvintes, a Libras não é
adquirida naturalmente por essas crianças desde o nascimento e elas precisam passar
por um processo em que essa língua lhes seja ensinada.
Sobre o ensino da Libras a crianças surdas, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com Soares (2005), um dos primeiros educadores de surdos foi