Analise as seguintes afirmativas sobre Educação bilíngue no contexto da educação
inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nos últimos anos, tem–se observado que, quando a escola muda a sua política
para uma abordagem bilíngue, isso não significa uma aceitação real do uso da
língua e do contexto no qual ela ocorre, e não implica que a língua seja usada em
toda a escola.
( ) Pelo fato de haver uma razoável quantidade de pessoas surdas com formação e
qualificação para atuarem como professores, esses são escolhidos
prioritariamente para serem professores de classes de surdos, servindo como
modelo bilíngue, sendo, também atribuído um status prioritário à língua pela
posição que esses sujeitos ocupam na escola.
( ) Com a introdução do bilinguismo na escola, a maioria dos professores não têm um
bom domínio da língua de sinais, ou seja, eles nunca aprendem a língua de sinais
num nível alto o bastante para o ensino e não possuem conhecimento gramatical
suficiente dessa língua para apoiar o seu aprendizado.
( ) O desenvolvimento da escola só será efetivo, se a família for reconhecida como a
unidade bilíngue básica. Sem o envolvimento da família no processo, o
desenvolvimento bilíngue será limitado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.