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Sobre as ocorrências da palavra ‘que’, devidamente salientadas no texto, avalie as seguintes assertivas:

I. Nas linhas 01 e 12, a palavra ‘que’ é conjunção integrante.
II. Nas linhas 03 e 21, a palavra ‘que’ funciona como pronome relativo.
III. Nas ocorrências das linhas 43 e 49, a palavra ‘que’ poderia ser substituída, respectivamente, por ‘os quais’ e ‘a qual’, sem provocar erro aos períodos em que estão inseridas.

Quais estão corretas?

Em relação à frase: “Os governos podem se comprometer o quanto quiserem”, avalie as afirmações que seguem, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas.

(  ) O uso da forma verbal ‘podem’ atribui à frase a ideia de possibilidade.

(  ) Em lugar de ‘podem’ poderíamos utilizar ‘devem’ sem que houvesse qualquer alteração semântica no período.

(  ) A forma verbal ‘podem’ atribui ao sujeito da frase a ideia de obrigação quanto a se comprometerem.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

No período: ‘Uma abordagem justa e equitativa exigiria que os países ricos eliminassem a maioria do uso de combustíveis fósseis até 2030’ (l. 31-33), a oração introduzida pelo conector ‘que’ classifica-se como:

A Figura 2 abaixo apresenta a janela principal do navegador Mozilla Firefox. Na Figura, está destacado um ícone da barra de ferramentas:

Qual a função do ícone indicado pela seta nº 1 da Figura?

Com base na Lei Estadual nº 10.098/1994, que dispõe sobre o Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A nomeação far-se-á em 30 dias, quando se tratar de candidato aprovado em concurso público para provimento em cargo efetivo de carreira ou isolado.
(  ) Posse é a aceitação expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 dias, a contar da nomeação, prorrogável por igual período a pedido do interessado.
(  ) Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo e dar-se-á no prazo de até 30 dias contados da data da posse.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Com fulcro no Estatuto Estadual da Igualdade Racial, Lei nº 13.694/2011, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A inclusão do quesito raça, a ser registrado segundo a autoclassificação, será obrigatória em todos os registros administrativos direcionados a empregadores e trabalhadores dos setores público e privado.

( ) Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

( ) Nas instituições de ensino, públicas e privadas, deverá ser oportunizado o aprendizado e a prática de Kuduro, como atividade esportiva, cultural e lúdica, sendo facultada a participação dos mestres tradicionais de Kuduro para atuarem como instrutores desta arte-esporte.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Com fundamento na Lei Federal nº 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, assinale a alternativa INCORRETA.

Para responder às questões 1 a 5, considere o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

A construção do referido Código de Ética foi desenvolvida através do estudo da historicidade da sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área e da resposta da comunidade específica de profissionais que atuam com esse conhecimento em nosso país. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. É um dos 12 itens norteadores da aplicação do referido Código de Ética que o Profissional de Educação Física registrado no Sistema CONFEF/CREFs e, consequentemente, aderente ao presente Código de Ética, na qualidade de interventor social, deve assumir compromisso ético para com a sociedade, colocando-se a seu serviço primordialmente, independentemente de qualquer outro interesse, sobretudo de natureza corporativista.

II. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo das responsabilidades e deveres do profissional da educação física, que, tendo como referências a experiência histórica e internacional dos Profissionais de Educação Física no trato com questões técnicas, científicas e educacionais, típicas de sua profissão e de seu preparo intelectual, condições que lhes conferem qualidade, competência e responsabilidade, entendidas como o mais elevado e atualizado nível de conhecimento que possa legitimar o seu exercício, é fundamental que desenvolvam suas atuações visando

sempre preservar a saúde de seus beneficiários nas diferentes intervenções ou abordagens conceituais.
III. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo princípios e diretrizes, que deve-se manter o beneficiário informado sobre eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar o desenvolvimento do trabalho que lhe será prestado.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 sobre as responsabilidades, deveres, princípios e diretrizes do profissional de Educação Física.

Coluna 1
1. Responsabilidades e deveres do profissional de educação física.
2. Princípios e diretrizes para exercício da profissão do profissional de educação física.

 

Coluna 2

(  ) A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.

(  ) Elaborar o programa de atividades do beneficiário em função de suas condições gerais de saúde.

(  ) Zelar pelo prestígio da profissão, pela dignidade do Profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições.

(  ) A valorização da identidade profissional no campo das atividades físicas, esportivas e similares.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa que apresenta as habilidades de movimento fundamental desenvolvidas e refinadas na infância.

Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).

Analise as assertivas abaixo:

I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.

II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.

III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.

Enumere os parênteses em ordem cronológica dos eventos na ativação, contração e relaxamento dos músculos.

 

(  ) O potencial de ação muscular despolariza os túbulos transversos na junção A-I do sarcômero.

(  ) A remoção de Ca2+ restaura a ação inibitória de troponina-tropomiosina. Na presença de ATP, actina e a miosina permanecem no estado dissociado e relaxado.

(  ) O Ca2+ liga-se ao complexo troponina tropomiosina nos filamentos de actina. Isso elimina a inibição que impedia a combinação de actina com miosina.

(  ) Quando cessa a estimulação muscular, a concentração intracelular de Ca2+ cai rapidamente à medida que o Ca2+ retorna aos sacos laterais do retículo sarcoplásmico por meio do transporte ativo que depende da hidrólise do ATP.

(  ) A geração de um potencial de ação no neurônio motor induz as pequenas vesículas saculares no axônio terminal a liberar acetilcolina. Esta difunde-se através da fenda sináptica e fixa-se aos seus receptores especializados sobre o sarcolema. Existe uma simetria quase perfeita entre a “impressão” das vesículas pré-sinápticas que contém acetilcolina e a impressão dos receptores pós-sinápticos que capturam acetilcolina.

(  ) Durante a contração muscular, a actina combina-se com a miosina ATP. A actina ativa também a enzima miosina ATPase, que a seguir fende o ATP. A energia da reação produz a movimentação das pontes cruzadas de miosina e gera atenção.

(  ) A ativação das pontes cruzadas continua quando a concentração de Ca2+ é suficientemente alta, por causa da despolarização da membrana, para inibir o sistema troponina-tropomiosina.

(  ) A despolarização do sistema de túbulos T acarreta a liberação de Ca2+ pelos sacos laterais (cisternas laterais) do retículo sarcoplásmico.

(  ) O ATP liga-se à ponte cruzada de miosina, o que rompe a conexão actina-miosina e faz com que a ponte cruzada possa dissociar-se da actina. Isso torna possível o deslizamento dos filamentos espessos e finos uns sobre os outros, com o encurtamento do músculo estriado esquelético.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Darido e Souza Júnior (2007), em relação às finalidade e objetivos atuais da educação física, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

(  ) Os objetivos e as propostas educacionais de educação física foram se modificando ao longo dos últimos anos e todas essas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e suas práticas pedagógicas. Na educação física, assim como em outros componentes curriculares, não existe uma única forma de pensar e implementar a disciplina na escola.

(  ) No Brasil, a educação física na escola recebeu influências da área médica, com ênfase nos discursos pautados na higiene, na saúde e na eugenia, dos interesses militares e também, a partir do final da década de 1960, dos grupos políticos dominantes, que viam no esporte um instrumento complementar de ação. Nesse contexto, a educação física passou a ter a função de selecionar os mais aptos para representar o país em diferentes competições. O governo militar apoiou a educação física na escola objetivando tanto a formação de um exército composto por uma Juventude forte e saudável, como a desmobilização das forças oposicionistas. Assim, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo.

(  ) A prática de “dar a bola” é bastante aceitável, pois desconsidera a importância dos procedimentos pedagógicos dos professores. Num paralelo, poderíamos questionar se os alunos são capazes de aprender o conhecimento histórico, geográfico ou matemático, sem a intervenção ativa dos professores

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Após ter completado a lacuna da linha tracejada da linha 22, na frase ‘limitar o uso de combustíveis fósseis e ______-lo a um cronograma anual vinculante’, afirma-se que o pronome ‘lo’:

I. Refere-se ao ‘uso de combustíveis fósseis’.
II. Funciona como objeto direto, completando o sentido da forma verbal com a qual se relaciona.
III. Poderia ser substituído por ‘ele’ sem causar incorreção ao contexto ou à estrutura da frase.

Quais estão INCORRETAS?