Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).

Analise as assertivas abaixo:

I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.

II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.

III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.

Enumere os parênteses em ordem cronológica dos eventos na ativação, contração e relaxamento dos músculos.

 

(  ) O potencial de ação muscular despolariza os túbulos transversos na junção A-I do sarcômero.

(  ) A remoção de Ca2+ restaura a ação inibitória de troponina-tropomiosina. Na presença de ATP, actina e a miosina permanecem no estado dissociado e relaxado.

(  ) O Ca2+ liga-se ao complexo troponina tropomiosina nos filamentos de actina. Isso elimina a inibição que impedia a combinação de actina com miosina.

(  ) Quando cessa a estimulação muscular, a concentração intracelular de Ca2+ cai rapidamente à medida que o Ca2+ retorna aos sacos laterais do retículo sarcoplásmico por meio do transporte ativo que depende da hidrólise do ATP.

(  ) A geração de um potencial de ação no neurônio motor induz as pequenas vesículas saculares no axônio terminal a liberar acetilcolina. Esta difunde-se através da fenda sináptica e fixa-se aos seus receptores especializados sobre o sarcolema. Existe uma simetria quase perfeita entre a “impressão” das vesículas pré-sinápticas que contém acetilcolina e a impressão dos receptores pós-sinápticos que capturam acetilcolina.

(  ) Durante a contração muscular, a actina combina-se com a miosina ATP. A actina ativa também a enzima miosina ATPase, que a seguir fende o ATP. A energia da reação produz a movimentação das pontes cruzadas de miosina e gera atenção.

(  ) A ativação das pontes cruzadas continua quando a concentração de Ca2+ é suficientemente alta, por causa da despolarização da membrana, para inibir o sistema troponina-tropomiosina.

(  ) A despolarização do sistema de túbulos T acarreta a liberação de Ca2+ pelos sacos laterais (cisternas laterais) do retículo sarcoplásmico.

(  ) O ATP liga-se à ponte cruzada de miosina, o que rompe a conexão actina-miosina e faz com que a ponte cruzada possa dissociar-se da actina. Isso torna possível o deslizamento dos filamentos espessos e finos uns sobre os outros, com o encurtamento do músculo estriado esquelético.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282