Para o grego Aristóteles, o homem é naturalmente político (zóon poliktikon) ou um animal social. O atributo natural humano que informa e possibilita a vida desse ser em sociedade é a(o):
Na famosa “alegoria da caverna", do livro VII de A República, Platão representa o penoso e difícil processo por que passa o filósofo para alcançar o conhecimento verdadeiro. Com essa alegoria, Platão pretende demonstrar que:
Na “Fenomenologia do espírito”, Hegel descreve as etapas de formação da consciência até chegar ao espírito absoluto. É correto afirmar que, no sistema filosófico de Hegel:
Com a queda de Roma, a Igreja romana entrou em processo de politização. A cultura clerical latina originou uma nova filosofia política, cujos principais expoentes são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. É correto afirmar que:
O liberalismo político, doutrina contrária ao Estado absoluto, tem em John Locke um de seus principais expoentes. Pertencente à escola do direito natural, esse autor fundamenta seus argumentos no trinômio “estado de natureza”, “contrato social” e “estado de sociedade”. É correto afirmar que, para Locke:
Karl Marx possui uma visão negativa do Estado, porquanto, no seu entendimento, este não atende ao bem comum, mas, ao contrário, a interesses específicos de classe. A crítica de Marx ao Estado baseia-se numa concepção propriamente:
As principais concepções filosóficas da moral são o racionalismo, emotivismo e o utilitarismo éticos. É correto afirmar que:
A ética está no centro do sistema filosófico de Immanuel Kant. Com o imperativo categórico “age somente de acordo com aquela máxima pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal”, Kant NÃO quer dizer que:
Embora “a moral das pessoas e sua ética acabem por ser a mesma coisa”, ética e moral não são sinônimos, conceitualmente falando. É INCORRETO afirmar que:
Na Grécia do século VI, com a escola de Mileto, surge uma nova tentativa de compreensão do mundo – a Filosofia. Os primeiros filósofos foram os chamados cosmologistas ou fisiologistas. A preocupação fundamental destes era com:
Aristóteles foi o principal organizador da lógica clássica. Hegel, o primeiro a contrapor a lógica dialética à lógica formal ou aristotélica. Sobre isso é correto afirmar que:
Filósofo empirista radical, o escocês David Hume procurou aplicar o método experimental ao estudo da mente humana no seu “Tratado da natureza humana”. Entre as ideias abordadas por Hume, está a de que:
Para Aristóteles, a polis (cidade-estado) é a forma mais perfeita e acabada de comunidade, à qual atribui uma razão de ser ou finalidade própria. De acordo com o grego, a finalidade (telos) da polis é:
No século XVII, Thomas Hobbes propôs uma teoria da política visando legitimar o poder absoluto de Estado. Usando a figura bíblica do Leviatã, o filósofo inglês fundamenta sua teoria:
A concepção do Estado moderno como realidade orgânica está na base da filosofia política de Hegel, que se serve especialmente da experiência histórica da Revolução Francesa e do Império Napoleônico. É correto afirmar que, para Hegel, o Estado moderno: