O tráfico de escravos, na Época Moderna, envolvia a sociedade
colonial da América Portuguesa e as sociedades africanas.
Com base no mapa, a respeito do tráfico de escravos, assinale a
afirmativa correta.
As opções a seguir caracterizam corretamente o processo de expansão e modernização da economia cafeeira, na segunda metade do século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.
A charge mostra o Presidente Getúlio Vargas em situações
distintas durante a década de 1930. A respeito das incertezas e
mudanças do quadro político dessa década, com base na charge,
analise as afirmativas a seguir.
I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os
interesses centralizadores do Governo Provisório e o
tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez
Távora para o governo de São Paulo.
II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos
opostos que dinamizavam o quadro político depois de
promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional
Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do
Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos
partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista
Brasileira (AIB).
Assinale:
“O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas e
muitas aldeias, não há apenas continuidade, mas mudança,
mostra-se que ali conviviam povos e culturas variadas: egípcios,
núbios, hícsos, hebreus, gregos, romanos. A Mesopotâmia já não
é apenas o mundo dos déspotas precursores de Saddam Hussein,
mas um local onde a variedade cultural produziu uma infinidade
de reflexões, muitas delas profundamente enraizadas em nossa
própria cultura. Os hebreus já não são apenas precursores do
cristianismo, mas fazem parte de nossa própria maneira de
conceber o mundo. A Antiguidade tampouco inicia-se com a
escrita, mas, cada vez mais, busca-se mostrar como o homem
possui uma História Antiga multimilenar, anterior à escrita em
milhares de anos.”
FUNARI, Pedro Paulo “A renovação da História Antiga” in KARNAL, Leandro (Org.)
História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Contexto, 2015, p. 97)
Nesse trecho, o autor se refere à renovação da História Antiga
nos livros didáticos brasileiros ocorrida nas últimas três décadas.
A respeito das inovações interpretativas que permitiram sua
renovação, analise as afirmativas a seguir.
I. A revisão da concepção oitocentista da dualidade entre
Oriente e Ocidente desconstruiu a visão eurocêntrica da
História Antiga, até então considerada a etapa fundadora da
História Universal.
II. A incorporação de novos temas, como, por exemplo, o das
relações de gênero, ressignificou o estudo da História Antiga
em função da relação entre o mundo contemporâneo em que
vivemos e a experiência social da Antiguidade.
III. A crítica à hegemonia dos documentos escritos e a
incorporação da cultura material, pelo estudo de edifícios,
estátuas, cerâmica e pinturas, possibilitaram o fortalecimento
de uma história política da Antiguidade.
Assinale:
“Defendo vigorosamente a opinião de que aquilo que os
historiadores investigam é real. O ponto do qual os historiadores
devem partir, por mais longe dele que possam chegar, é a
distinção fundamental, para eles, absolutamente central, entre
fato comprovável e ficção, entre declarações históricas baseadas
em evidências sujeitas a evidenciação e aquelas que não o são.
Nas últimas décadas, tornou-se moda (...) negar que a realidade
objetiva seja acessível, uma vez que o que chamamos de 'fatos'
apenas existem como uma função de conceitos e problemas
prévios formulados em termos dos mesmos.”
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 1998
Nesse trecho, o autor
Com base no mapa, sobre a evolução territorial da América
portuguesa, assinale a afirmativa correta.
Leia os fragmentos a seguir.
I. (...) Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a
Assemblea Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte.
Art. 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer
parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas,
ancoradouros, ou mares territoriaes do Brasil, tendo a seu
bordo escravos (...), ou havendo-os desembarcado, serão
apprehendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra
brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.
Aquellas que não tiverem escravos a bordo, nem os houverem
proximamente desembarcado, porêm que se encontrarem
com os signaes de se empregarem no trafico de escravos,
serão igualmente apprehendidas, e consideradas em
tentativa de importação de escravos.
Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, parte 1, p. 267
II. (...) Faz saber a todos os Subditos do Imperio, que a
Assembléa Geral Decretou, e Ella Sanccionou a Lei seguinte:
Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no territorio ou
portos do Brazil, vindos de fóra, ficam livres. Exceptuam-se:
1º Os escravos matriculados no serviço de embarcações
pertencentes a paiz, onde a escravidão é permittida,
emquanto empregados no serviço das mesmas embarcações.
2º Os que fugirem do territorio, ou embarcação estrangeira,
os quaes serão entregues aos senhores que os reclamarem, e
reexportados para fóra do Brazil.
Para os casos da excepção nº 1º, na visita da entrada se
lavrará termo do numero dos escravos, com as declarações
necessarias para verificar a identidade dos mesmos, e
fiscalisar-se na visita da sahida se a embarcação leva
aquelles, com que entrou. Os escravos, que forem achados
depois da sahida da embarcação, serão apprehendidos, e
retidos até serem reexportados.
(Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de janeiro, vol. 1 pt 1, p. 182)
Os fragmentos I e II correspondem, respectivamente,
Observe a tabela sobre as taxas anuais de crescimento em
setores da economia brasileira
Com base na tabela, assinale a opção que caracteriza
corretamente o desempenho da economia brasileira, entre 1920
e 1945
“Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário, e em seguida o
reino de Deus virá por si mesmo”.
Essa frase de Hegel é citada antes da Tese 4, de Walter
Benjamim, na qual o autor comenta a tese de Marx sobre a luta
de classes. Longe de ser apenas “uma luta pelas coisas brutas e
materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais”,
essa luta também significa a manifestação de coisas espirituais,
que “questionarão sempre cada vitória dos dominadores”. Nesse
sentido, o passado “tenta dirigir-se para o sol que se levanta no
céu da história. O materialismo histórico deve ficar atento a essa
transformação, a mais imperceptível de todas”.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de História”, In: Magia e técnica, arte e
política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993, pp.223-24
As Teses de Benjamin exemplificam uma nova percepção da
História e da temporalidade de uma geração de intelectuais que
renovou o entendimento da tradição hegeliano-marxista, na
primeira metade do século XX.
Com base na citação, assinale a opção que caracteriza
corretamente as teses de Benjamin sobre a História.
Com relação às invasões holandesas do século XVII, e com base
na análise do frontispício, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) As invasões holandesas se inserem no quadro das relações
internacionais entre os países europeus, disputando o
controle do comércio do açúcar.
( ) A capitulação holandesa, em 1654, imposta pelo poderio
português, é objeto de propaganda no frontispício mediante
a sobreposição do escudo da Restauração a um mapa que
alude aos domínios do Império ultramarino português.
( ) A especificidade do conflito em terras coloniais, marcado pelo
uso de emboscadas com pequenos grupos, em constante
movimento, está indicada na referência à “guerra brasílica"
no título da obra.
As afirmativas são, respectivamente,
A famosa frase “Nada se assemelha mais a um ‘saquarema’ do
que um ‘luzia’ no poder”, atribuída ao político pernambucano
Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti, testemunha a
convergência de interesses das elites que compunham os
partidos políticos do Segundo Reinado.
Entretanto, a historiografia assinala as especificidades de luzias e
saquaremas.
A respeito das interpretações historiográficas do quadro
partidário do Segundo Reinado, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Caio Prado Júnior, as diferenças entre saquaremas e
luzias podiam ser entendidas como disputas entre os
interesses reacionários e progressistas da burguesia, sem
necessariamente se concretizarem em conflitos partidários.
II. Para José Murilo de Carvalho, a distinção entre saquaremas e
luzias estava em suas respectivas bases regionais: enquanto
os primeiros tinham mais força entre os proprietários rurais e
os burocratas da Bahia e de Pernambuco, os segundos eram
mais fortes entre os proprietários rurais e os profissionais
liberais de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
III. Para Raimundo Faoro, saquaremas e luzias representavam as
diferenças entre os conservadores ligados aos interesses
agrários, em oposição aos liberais ligados à burocracia e
defensores do fortalecimento do poder central.
Assinale:
“A complexidade dos problemas morais e materiais inerentes à
vida moderna alargou o poder de ação do Estado, obrigando-o a
intervir mais diretamente, como órgão de coordenação e direção,
nos diversos setores da atividade econômica e social.”
VARGAS, Getúlio, Discurso, 1938, vol.3, p.135-136
As opções a seguir apresentam exemplos desse alargamento do
poder do Estado, durante o governo Vargas (1930-1945),
à exceção de uma. Assinale-a.
Diante dos sinais de esgotamento do “milagre econômico” e da
ditadura militar, o governo Ernesto Geisel pôs em marcha o
projeto de abertura “lenta, gradual e segura”, visando à transição
para o regime democrático.
Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos passos
deste processo.
As discussões sobre o ensino de História e sua relação com o livro
didático vêm crescendo nos últimos anos e passam por revisões
críticas como a elaborada por Luiz Estevam Fernandes e Marcus
Vinicius de Morais em seu “Renovação da História da América”
[in KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos,
práticas e propostas: Contexto, 2015]. Neste texto, os autores
identificam três formas explicativas de apresentar os conteúdos
de história da América Latina subjacentes às narrativas dos livros
didáticos em circulação: a tradição lascasiana, a dos vencedores e
vencidos e a cientificista.
A respeito dessas três tradições, leia o fragmento a seguir.
Jacques Soustelle, na década de 1950, incorporaria a tradição
_____ de Leopold von Ranke e William Prescott, historiadores que
forjaram a ideia da civilização espanhola como a dominante,
capaz de se impor sobre uma civilização passiva, supersticiosa e
mágica. Eduardo Galeano, na década de 1970, fez uma releitura
da tradição _____, enfatizando a exploração da América Latina e
o legado colonial de seus males sociais e políticos, sublinhando o
caráter violento do processo de conquista. Por outro lado, a
tradição _____ mescla elementos presentes nas outras duas e se
apresenta como um memorial para a história do continente e de
suas populações, acabando, no entanto, por fortalecer a tese do
derrotismo e consolidar uma imagem da América e dos
americanos em função do olhar do colonizador.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Relacione as reformas político-institucionais do período regencial
com suas respectivas funções.
1- Guarda Nacional
2- Código do Processo Criminal
3- Ato Adicional
4- Lei Interpretativa do Ato Adicional
( ) Instrumento usado para frear a autonomia das províncias, de
acordo com os ideais conservadores.
( ) Instrumento forjado para ampliar o poder legislativo local,
por meio da criação das Assembleias Provinciais.
( ) Instrumento estabelecido para manter a ordem interna, com
potencial uso coercitivo para repressão das revoltas.
( ) Instrumento utilizado para fortalecer os proprietários rurais
provinciais, que elegiam a autoridade judiciária do município.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.