Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Muitos esportes e atividades cotidianas demonstram a necessidade de prepararmos o sistema de controle motor para realizar uma ação desejada" (MAGILL, 2017).

Assinale a alternativa correta.


“A detecção, a formação a seleção e a promoção de talentos esportivos são áreas importantes de atuação de profissionais que trabalham com o esporte" (DE ROSE, 2009).

Joch (2005) considerou dois componentes da conceituação de talento, o que denominou de componentes estático e dinâmico.

Assinale a alternativa que contém apenas os aspectos do componente estático.

“Raramente a atividade lúdica é considerada pela escola (…)" (MARCELLINO, 1990).

“A proposta de um novo_______________ a ser jogado na_______________ , deve começar pela _______________ e entendimento de quem está bem mais _______________ para o jogo – a _______________ . (MARCELINO, 2013).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

O termo esporte tem sua origem no século XIV, quando os marinheiros, que trabalhavam em navios atracados aos portos, saíam da região portuária para praticar atividades físicas, ou seja, “desportar-se", sair do porto" (TUBINO, 2005).

Analise as afirmativas abaixo com relação ao esporte.

1.É caracterizado como uma atividade que só pode ser praticada com fim competitivo e pode ser institucionalizado ou adaptado.

2.Pode ser caracterizado como um patrimônio cultural da humanidade e pode ser compreendido como uma manifestação social presente nas mais diferentes culturas.

3.Didaticamente pode ser dividido em profissional, iniciação, lazer, representação e escolar.

4.Nas atividades extracurriculares de uma escola, é possível usar o esporte com fins de competição, de representação, de iniciação ou apenas a prática de uma ou várias modalidades com fins de enriquecimento do acervo motor e cognitivo dos alunos.

5.As equipes de competição formadas numa escola viabilizam a participação dos alunos exclusivamente em competições escolares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, a partir da década de 1980 são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico, de tendência marxista.

A teoria crítica que apresenta do ponto de vista das orientações didáticas que o papel do professor é o de confrontar o aluno com a realidade do ensino, denominado de transcendência de limites, é a:

“O desenvolvimento das habilidades do movimento especializado depende muito das oportunidades de prática, estímulo, qualidade da prática e contexto ecológico do ambiente" (GALLAHUE, OZMUN & GOIODWAY, 2013).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.


“A fenomenologia como corrente filosófica foi fundada por E. Husserl, na Alemanha do fim do Século XIX e começo do Século XX “(SURDI & KUNZ, 2009).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) sobre a visão fenomenológica do movimento humano.

( ) Não podemos observar um salto, mas, sim, homens saltando.

( ) O movimento humano é um diálogo entre o homem e o mundo.

( ) Essa visão define o movimento como o deslocamento de um corpo físico no espaço e no tempo.

( ) O movimento é reduzido a sua perspectiva científica natural apreensível.

( ) Essa visão considera que o movimentar sempre está cheio de intenções, sempre é um homem que se movimenta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental (BRASÍLIA, 1997).

Analise as afirmativas abaixo sobre a organização dos conteúdos da Educação Física de acordo com os PCNs.

1.Os três blocos articulam-se entre si, têm vários conteúdos em comum, mas guardam especificidades.

2.O bloco “Conhecimentos sobre o corpo" tem conteúdos que estão incluídos nos demais, e não podem ser abordados e tratados em separado.

3.No bloco dos esportes o documento inclui as informações históricas das origens e características dos esportes, jogos, lutas e ginásticas, valorização e apreciação dessas práticas.

4.O conteúdo das atividades rítmicas e expressivas é amplo, diversificado e pode variar muito de acordo com o local em que a escola estiver inserida.

5.As lutas são disputas em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.

Por incitar a agressividade, não é considerado conteúdo da educação física escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“O movimento e os jogos devem ser compreendidos como um processo de interação entre criança, meio ambiente, percepção e movimento" (SALMULSKI, 2015).

Analise as afirmativas abaixo sobre a educação por meio dos jogos e movimentos.

1.Os jogos de regras constituem o campo de experimentação mais importante da metacomunicação.

2.O descobrimento de novas possibilidades de ação e a ampliação da conduta adaptativa são funções importantes dos jogos.

3.Ao jogar as crianças variam, ampliam, convertem, simplificam, modificam as possibilidades de ação já conhecidas.

4.A entrada na escola primária exige da criança o desenvolvimento da capacidade de adaptação e interação social. Essas capacidades sociais só podem ser desenvolvidas por meio dos jogos de papéis.

5.Para poder jogar as crianças precisam, nos primeiros anos de vida, das indicações e assessoramento dos adultos que são, em sua maioria, os próprios pais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282