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Considere abaixo as técnicas empregadas e as modalidades circenses.

A correta correlação entre a técnica empregada e a modalidade circense, é:

Leia o excerto abaixo.

A construção de uma escola inclusiva prescinde da discussão e do oferecimento de práticas que tematizem questões afetas à diversidade de corpos, gêneros e sexualidades. Se outrora esses corpos foram deixados nas zonas de sombra, hoje se tornaram visíveis, o que sinaliza não apenas a sua existência, mas o seu empoderamento.
                                                                                                                                                                                                                           (ANJOS, L. A; GOELLNER, S. V. Esporte e transgeneridade: corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, P. G.; WENETZ, I.;
                                                                                                                                                                                                                           SCHWENGBER, M. S. V. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017, p. 68)

 

A partir do excerto, considere:

I. A presença de atletas transexuais em eventos esportivos consiste em oportunidade para problematizar a transfobia.
II. O esporte, ao mesmo tempo que produz discursos, práticas e representações que normatizam os corpos, produz elementos para desconstruir essa normalização.
III. A inserção e permanência de pessoas trans no universo esportivo asseveram que os corpos, os gêneros e as sexualidades extrapolam a regulação e a classificação.

Está correto o que se afirma em

Em certo sentido, planejar a tematização de uma prática corporal nas aulas de Educação Física assemelha-se à preparação para uma viagem. Assim, é necessário pensar nos seus momentos: Antes, Durante e Depois.

São ações requisitadas correta e respectivamente em cada momento:

                                                                                (Adaptado de: NUNES, M.L.F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In:
                                                                               FERNANDES, C. (org.) Ensino Fundamental − planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-115)

Antes da formação dos Estados modernos, os jogos existentes consistiam em práticas sistemáticas que nos dias atuais podem ser consideradas violentas, dada a ausência de controles estáveis e centralizados, o que impedia a generalização desses jogos. Com a instauração de um novo modelo social, as pessoas passaram a optar por atividades de diversão cujas regras preservavam sua integridade física, algo significativamente distinto das práticas corporais anteriores. As práticas corporais regradas, ao mesmo tempo em que podem ser consideradas frutos desse processo, contribuíram para o crescimento da economia e a disseminação de um determinado modo de vida ocidental no mundo globalizado.

 

Com base nesse raciocínio, é correto afirmar que

As anotações abaixo foram extraídas do “diário” de uma turma do 4o do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória(ES). No final de cada aula, um aluno levava o diário para casa com a tarefa de produzir uma narrativa relacionada com as experiências vivenciadas e, posteriormente, passava-o para outro colega.

Eu adorei a aula de sexta-feira porque na aula de terça a professora pediu para nós criarmos uma brincadeira, misturando duas das quatro brincadeiras que nós fizemos. As brincadeiras eram: Malha, Boliche, Peteca e Pula-Corda. A minha se chamava ‘Malha Boliche’ mas a do grupo da Ana Clara eu não ouvi por causa do barulho, mas a maioria da sala gostou mais da minha brincadeira. As regras do 'Malha Boliche' eram: jogar uma bolinha de meia nas latinhas que vão estar a pouco menos de três metros do jogador, se o jogador derrubar a lata, ele ganha cinco pontos e assim por diante, mas se ele não derrubar nenhuma, o jogador perde a vez e cinco pontos (ALUNA D).

Ontem a aula foi muito boa, teve muitas brincadeiras diferentes como: futebol misturado, elefante colorido, menina pega menino e fugi-fugi. A aula foi muito divertida. Eu gostei da sua aula, eu gostei de você (ALUNO P). Eu gostei do dia de quarta-feira porque nós fizemos regras para a aula de educação física, para a gente parar de fazer bagunça e ter uma aula melhor (ALUNO E).

A ida da Sara [mãe de uma aluna da turma] à escola foi muito legal, aprendemos um jogo diferente, ela é muito boa. Cheguei em casa e ensinei esse jogo para a minha avó, ela adorou e nós jogamos por um bom tempo. Essa foi uma das melhores aulas (ALUNA M).
                                                                                                  (SANTOS, W. et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista,Belo Horizonte, v.30, n.04, p.153-179, Out.-Dez. 2014. p. 174)

Com base na análise dos registros feitos pelas crianças, é correto afirmar que o diário amplia o diálogo

Fabiano Pries Devide, em Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer (2020), afirma que As práticas sociais dxs alunxs devem escapar ao binarismo, sendo interpretadas como mais uma forma de expressão de um corpo sexuado, que ocupa espaços diversos, que não devem ser rotulados como masculinos ou femininos e não possuem relação direta com sua sexualidade.

Nas aulas de Educação Física, isso acontece quando

Dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos, busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento a fundamentação para a Educação Física. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora. Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras.
                                                                                                                                                  (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação
                                                                                                                                                  Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 24 com adaptações)

A descrição acima corresponde à concepção

Dentre as diversas classificações das lutas, é possível elaborá-las em função dos seus objetivos durante o confronto, do tipo de contato entre os adversários e do emprego de recursos. Sob esse critério, há lutas com agarre, golpes e implementos. O objetivo do agarre é derrubar o adversário e imobilizá-lo.

Apresentam exclusivamente lutas com agarre:

Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental, passando pelos PCN para o Ensino Médio (2000, 2002), pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e pelos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação, percebe-se na política curricular da Educação Física a influência das diversas tradições acadêmicas oriundas dos movimentos renovadores. Mais recentemente, na BNCC, observa-se que as instituições “filantrocapitalistas” exerceram influência na produção e legitimação, enquanto as editoras dos livros didáticos têm participado ativamente da implementação.
                                                                                          (Adaptado de: NOVAES, R. C. et al. Educação Física escolar S. A.: mudanças e subjetividades na norma corporativa. Educ. Soc.,Campinas, v. 42, e233849, 2021)

 

A partir do exposto, é correto afirmar:

Leia o excerto abaixo.

Tratar a educação física escolar como um “espaço” para vivência do lazer é tanto entender o lazer de uma maneira restrita, quanto desconsiderar os esforços que buscaram dar à educação física ao longo de complexas disputas, um lugar de respeito e produção de conhecimentos. Isso não quer dizer que o lazer não deva perpassar os saberes organizados dentro da configuração da educação física escolar, muito pelo contrário, as discussões e possibilidades de reflexão que se fará a partir dos conteúdos desenvolvidos são de fundamental importância para uma melhor compreensão da realidade e posicionamento diante da sociedade.
                                                                                                                                                                    (SILVA, T. F. Lazer, Escola e Educação Física Escolar. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 01-17, mar/2011. p. 08-09)

A partir desse raciocínio, embora comuns, são INADEQUADAS as seguintes abordagens do lazer nas aulas de Educação Física:

Leia o excerto abaixo.

Pensar a Educação Física na área das Linguagens implica tomar a cultura corporal como um sistema de representação com uma forma específica de linguagem: a linguagem corporal e que é diferente em cada prática. Ela é enredada em meio à cultura mais ampla e à história e seus sistemas de representação, que impõem significados. Inexiste, portanto, um sentido único, imutável e universal para cada prática corporal. Por ser arbitrária, a definição dos seus significados está totalmente sujeita à negociação de sentidos em um determinado momento social e histórico. Com isso, pode-se dizer que as suas representações (prática e praticantes) estão sempre abertas à mudança.
                                                                                                                                                                                                                           (NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas
                                                                                                                                                                                                                          de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A.
                                                                                                                                                                                                                          (Orgs.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40. p. 26)

O raciocínio acima permite afirmar que

A partir da compreensão do currículo e da escola como um mecanismo que atua na fabricação de corpos e certos tipos de pessoas, a pedagogia pode ser concebida como um saber que atua na formação de sujeitos obedientes, dóceis, e as práticas pedagógicas na Educação Física, ao estabelecerem relações com o corpo, acentuam e propiciam uma ação mais incisiva com o disciplinamento dos sujeitos ou pedagogização dos corpos. [...] O governo dos corpos é, portanto, um exercício complexo de poder cuja ação incide sobre os outros na forma de governo sapiente e legal operado por procedimentos, técnicas, práticas, instituições, regras, disciplinas, prescrições, cálculos, estatísticas, legislações, normas, etc., e que, articulado com o conjunto de forças, objetiva a obediência da criança e o exercício inquestionável da autoridade do adulto.
                                                                                                                                                  (Adaptado de: COSTA, A. R.; KUHN, R.; ILHA, F. R. S. O governo dos corpos e a regulação das liberdades infantis. Porto Alegre:
                                                                                                                                                   Movimento, v. 25, e25083, p. 08-09, 2019)

De acordo com o excerto acima, é correto afirmar que o

Tomando como referência, a trajetória da dança cênica no Ocidente, é possível afirmar que a dança provém da contestação e rejeição do rigor acadêmico e dos artifícios metodológicos do balé clássico. Fundamentou-se em uma nova relação com a vida real, tendo como inspiração a natureza e a liberdade de expressão, como decorrência da conscientização de que era necessário extrapolar a cópia e a mímica. A dança aprimorou métodos que permitiram a expressão corporal de sentimentos, ideias e as experiências de vida. Inversamente ao pressuposto clássico, a dança caracterizou-se por referenciar os gestos nos próprios sujeitos.

Preenche correta e respectivamente as lacunas I, II e III:

Leia o excerto abaixo.

A tentativa feita pela criança, de solucionar um determinado problema, utilizando uma estrutura mental já formada, é incorporada a um sistema pronto. Trata-se da atualização de um aspecto do repertório comportamental ou mental numa dada circunstância. Entre os muitos exemplos, citamos a aprendizagem da corrida. Após aprender a andar, a criança poderá aprender a correr, utilizando conhecimentos adquiridos e gravados em sua estrutura neurológica.
(Adaptado de: DE MARCO, A. Educação Física e desenvolvimento humano. In: Educação Física, cultura e sociedade. Campinas:
Papirus, 2006. p. 139)

A situação descreve o processo de

Brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas constituem textos culturais produzidos pela linguagem corporal. Promover a “leitura das práticas corporais” consiste em ação didática da maior importância, pois, nesse processo, os estudantes

I. analisam sob diversas perspectivas a ocorrência social da prática corporal.
II. aprimoram a compreensão do código alfabético.
III. interpretam os códigos de comunicação biológicos, cinéticos, sociais e culturais.

Está correto o que se afirma APENAS em

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