As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda
A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada
O clima organizacional refere-se às interpretações
Para Kurt Lewin, a mudança organizacional é um processo que possui três fases: descongelamento, movimento e recongelamento. O movimento é a fase no processo de mudança na qual os líderes
A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização
A divergência que é o núcleo de um conflito pode ser factual ou hermenêutica. A divergência hermenêutica dá- se quando
A expressão cidadania organizacional refere-se
Na teoria de motivação desenvolvida por David McClelland, a necessidade de poder é definida como o desejo de
A segurança no trabalho apresenta como formação e complementação de seus objetivos três condições, as quais explicam de forma direta e transparente alguns critérios básicos de sua aplicabilidade. São eles: identificação das principais causas; correção e manutenção das estruturas físicas e prevenção, redução e eliminação de acidentes. Na identificação das principais causas
O espaço ocupacional surgiu inicialmente como expressão para designar o conjunto de atribuições e responsabilidades das pessoas. Gradualmente, tornou-se um conceito que procura estabelecer a correlação entre
A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio
O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei
A auditoria cultural é uma ferramenta para
Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:
Em uma negociação há cinco opções gerais de estratégia: competição, evitação, acomodação, compromisso negociado e negociação baseada nos interesses. No compromisso negociado