Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial se organizou tradicionalmente como:
As instituições de Educação Infantil devem fazer uso de instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno, para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento dos alunos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, EXCETO:
A seriedade profissional do professor se manifesta quando compreende o seu papel de instrumentalizar os alunos para a conquista dos conhecimentos e sua aplicação na vida prática; incute-lhes a importância do estudo na superação das suas condições de vida; mostra-lhes a importância do conhecimento das lutas dos trabalhadores; orienta-os positivamente para as tarefas da vida adulta. Tais propósitos devem ser concretizados na prática, por meio de aulas planejadas no qual evidenciem:
Estão CORRETOS:
Os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno na Educação Infantil auxiliam e são necessários para os profissionais de Educação Infantil. Dentre os instrumentos existentes, temos a anamnese, que pode ser definida como:
Sobre a função social da escola, é INCORRETO afirmar que, a escola:
A avaliação é um processo de coleta e análise de dados, cujo o intuito é verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
Assim, avaliar o processo de ensino e aprendizagem é basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar. Contudo, por que e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos? Vários são os propósitos da avaliação na sala de aula. Vejamos os principais:
Estão CORRETOS: